Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Estudantes são medalhistas nas principais olimpíadas nacionais de Física
Câmpus Senador Canedo

Estudantes são medalhistas nas principais olimpíadas nacionais de Física

Foram duas medalhas: uma de ouro na OBFEP e uma de bronze na OBF

Estudantes exibem as medalhas de outo e bronze que conquistaram

Dois estudantes do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) foram medalhistas nas principais competições de Física do País. Cayo Cardoso conquistou ouro na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), categoria primeiro ano estadual, e Hyagho Caldeira foi bronze na Olimpíada Brasileira de Física (OBF), categoria primeiro ano estadual. Os dois cursam o segundo ano de Automação Industrial. A entrega das medalhas aconteceu na sexta-feira, 5, na Faculdade de Física de Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Essa medalha representa uma mostra das conquistas que eu posso alcançar baseado em meus estudos e esforços”, disse Cayo Cardoso, acrescentando que a conquista e a competição acrescentam muito à sua formação enquanto pessoa e profissional. “Acho que esses tipos de competições são muito importantes, pois elas me encorajam a estudar cada vez mais”, afirmou.

A medalha representa o reconhecimento por todo o esforço, destacou Hyagho. “O esforço que eu fiz valeu a pena”, comemorou. Mas ele quer mais e o próximo passo é montar um grupo de estudos dedicado ao incentivo e preparação para as diversas olimpíadas. “A ideia não é só minha, mas de vários alunos do Câmpus e o nosso objetivo é compartilhar conhecimento para que tenhamos melhores resultados nas competições”, contou.

Responsável por ministrar a disciplina de Física e principal incentivador dos medalhistas, o professor Frederico Mercadante explica que os dois alunos compartilham de características comuns. “Eles têm vontade de ir além do que é visto em sala, são dedicados ao estudo, são resilientes frente às dificuldades e têm disposição para superar desafios”, disse.

Para o professor, as olimpíadas têm um viés pedagógico importante, à medida que leva o discente a perceber que a Física vai além do conteúdo aplicado em sala de aula e aos lhes apresentar questões mais complexas. “As competições como a OBF e a OBFEP criam desafios um pouco maiores. Nossos alunos toparam e tiveram um ótimo desempenho. Estão de parabéns!”, enfatizou.

O Diretor-Geral do Câmpus, Aldemi Coelho Lima, que esteve presente na cerimônia de entrega das medalhas na Faculdade de Física da UFG, parabenizou os estudantes e os professores. Comentou, ainda, que a premiação é resultado do incentivo, da orientação e do apoio prestado pelos docentes para além das disciplinas, o que desperta a curiosidade científica e o interesse dos alunos pela ciência.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.