Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Publicado o regulamento das eleições para reitor e diretores-gerais do IFG
ELEIÇÕES 2021

Publicado o regulamento das eleições para reitor e diretores-gerais do IFG

Inscrições de candidatos devem ser feitas entre os dias 26 e 28 de maio

A votação em 1º turno será realizada no dia 14 de junho

A Comissão Eleitoral Central do Instituto Federal de Goiás (IFG) publicou o regulamento do processo de consulta à comunidade acadêmica para escolha do novo reitor e dos diretores-gerais dos 14 câmpus da Instituição para o quadriênio de 2021-2025. O documento divulgado nesta sexta-feira, 21 de maio, pode ser conferido aqui.

O processo de consulta será conduzido, coordenado e regulamentado pela Comissão Eleitoral Central e pelas Comissões Eleitorais Locais dos câmpus e da Reitoria. As eleições na Instituição serão feitas por meio de votação online.

Candidaturas

Podem candidatar-se ao cargo de reitor os docentes do quadro de pessoal ativo permanente da Instituição, desde que possuam, no mínimo, cinco anos de efetivo exercício na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Também é preciso que o candidato atenda a um de dois requisitos: possuir o título de doutor ou estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

No caso do pleito a diretores-gerais dos 14 câmpus da Instituição, podem ser candidatos docentes ou servidores técnico-administrativos pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente do IFG, desde que possuam o mínimo de cinco anos de efetivo exercício na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Ainda em relação à candidatura a diretor-geral, também é preciso que os candidatos se enquadrem em pelo menos uma das seguintes situações: I - preencher os requisitos exigidos para a candidatura ao cargo de reitor do IFG; ou II - possuir no mínimo dois anos de exercício em cargo ou função de gestão na Instituição; ou III - ter concluído, com aproveitamento, curso de formação para o exercício de cargo ou função de gestão em instituições da administração pública. Os impedimentos para apresentação de candidaturas estão listados nos artigos 16 e 17 do Regulamento.

Inscrição

A inscrição dos candidatos será realizada por meio de formulário, disponível no endereço eletrônico: https://www.ifg.edu.br/eleicoes2021 entre os dias 26 e 28 de maio. A documentação necessária para a inscrição está descrita nos artigos 21, para os candidatos a reitor, e no artigo 22, para os candidatos a diretores-gerais. A relação com os nomes dos candidatos homologados será publicada pela Comissão Eleitoral Central, no endereço eletrônico https://www.ifg.edu.br/eleicoes2021, no dia 1º de junho.

Campanha eleitoral

A campanha eleitoral dos candidatos, seja para reitor ou para diretores-gerais de câmpus do Instituto Federal de Goiás, poderá ser realizada entre os dias 2 e 12 de junho. Os candidatos deverão promover suas campanhas e atividades relacionadas a ela exclusivamente em meios digitais pessoais/particulares.  Todas as normas para a realização das campanhas estão dispostas no Regulamento, no Capítulo XI – Da Campanha Eleitoral.

Votação online

Devido à pandemia da Covid-19, a votação para a escolha de reitor e diretores-gerais será realizada de forma online. Para isso, será utilizado o Sistema Helios Voting. Os eleitores utilizarão as credenciais institucionais IFG-ID (mesmo login/senha do SUAP, Q-Acadêmico e Moodle) para identificação e registro do voto.

De acordo com o cronograma do processo eleitoral, a votação em 1º turno será realizada no dia 14 de junho, das 9h às 21h. A apuração dos votos ocorrerá por meio de transmissão online após a votação.

Caso haja 2º turno, a votação será realizada no dia 24 de junho, das 9h às 21h. A apuração também será transmitida de forma online no mesmo dia, logo após o término da votação.

O cronograma e todas as regras das eleições para reitor e diretores-gerais dos 14 câmpus  do IFG podem ser conferidos no Regulamento. As eleições serão coordenadas pela Comissão Eleitoral Central (CEC), designada pela Resolução nº 58, de 10 de maio de 2021, e pelas Comissões Locais em cada Câmpus e Reitoria, designadas pela Resolução nº 59, de 12 de maio de 2021.

Acesse aqui o Regulamento do processo de escolha do reitor e de diretores-gerais dos câmpus.

Conheça a página das Eleições 2021.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.