Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Com a homologação das candidaturas, inicia-se o período de campanha eleitoral no IFG
Eleições 2021

Comunidade acadêmica já pode conferir a lista preliminar de eleitores aptos a votar

Os candidatos podem fazer suas campanhas até o dia 12 deste mês

Depois de a Comissão Central Eleitoral do Instituto Federal de Goiás publicar o documento com as candidaturas homologadas às eleições para reitor e diretor-geral dos câmpus da Instituição, iniciou-se nesta quarta-feira, 2 de junho, a campanha eleitoral no IFG. Os candidatos podem fazer suas campanhas até o dia 12 deste mês.

A lista com os candidatos às eleições do IFG, para o quadriênio 2021-2025, foi publicada nesta terça-feira, 1º de junho. Uma novidade importante neste processo eleitoral é que o IFG tem três candidatas mulheres ao cargo de reitora. As candidatas são as professoras Fabiane Costa Oliveira; Maria de Lourdes Magalhães; e Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon.

A lista com os nomes das candidatas ao cargo de reitora e com todos os candidatos a diretores-gerais dos 14 câmpus do IFG pode ser conferida aqui.

Lista de eleitores

Nesta quarta-feira, 2 de junho, foi disponibilizada a lista preliminar de eleitores aptos a votar. É importante que a comunidade acadêmica verifique o documento e confira se seus nomes estão presentes no documento. Os recursos em relação à publicação dessa lista poderão ser apresentados por meio de formulário que será disponibilizado no endereço eletrônico: https://www.ifg.edu.br/eleicoes2021, nos dias 3 e 4 de junho. A publicação da lista final de eleitores aptos a votar será feita no dia 8 de junho, terça-feira.

De acordo com o Regulamento das Eleições, poderão votar todos os servidores que compõem o Quadro de Pessoal Ativo Permanente da Instituição, efetivados até o dia 21 de maio de 2021, bem como os discentes, regularmente matriculados até o dia 21 de maio de 2021, nos cursos ofertados pela Instituição, presenciais ou a distância, conforme estabelecido no Art. 44 do Estatuto do IFG.

Campanhas e debates

As campanhas eleitorais para o pleito iniciaram-se nesta quarta-feira, 2 de junho, e podem ser realizadas até o dia 12 deste mês. As campanhas devem ser veiculadas, exclusivamente, nos meios digitais pessoais e particulares de cada um dos candidatos.

Os candidatos podem fazer webconferência, videoconferência, usar sites próprios, aplicativos de mensagens instantâneas, redes sociais ou similares (somente em perfis e páginas pessoais), desde que não prejudiquem as atividades do câmpus e da reitoria, não danifiquem o patrimônio público, nem promovam ações que conduzam à desarticulação do processo eleitoral.

Na próxima semana, de acordo com o Regulamento das Eleições, estão previstos os debates eleitorais. Todos esses eventos deverão ser transmitidos de forma online e devem ser organizados, conduzidos e mediados por integrantes das comissões eleitorais.

Entre os dias 7 e 9 de junho, está previsto o debate entre as candidatas para o cargo de reitora do IFG. Assim que a data e o horário forem estabelecidos pela Comissão Eleitoral Central, a Instituição irá divulgar.

Os debates entre os candidatos para diretores-gerais do IFG, segundo o cronograma do Regulamento das Eleições 2021, poderão ser realizados no dia 10 ou 11 de junho. As datas e horários também serão informados pelas comissões eleitorais e pela Instituição.

Todos os candidatos deverão ser convidados para os debates. Contudo, se houver recusa ou ausência de um ou mais candidatos, isso não inviabilizará a realização do debate, o qual poderá ser realizado na forma de entrevista.

Votação

O primeiro turno das eleições no IFG ocorrerá no dia 14 de junho, das 9h às 21h. A votação será online por meio do sistema Helios Voting. Os eleitores utilizarão as credenciais institucionais IFG-ID (mesmo login/senha do SUAP, Q-Acadêmico e Moodle) para identificação e registro do voto. A apuração será realizada no mesmo dia, após a votação.

A homologação e a publicação do resultado final do 1º turno serão feitas no dia 16. No caso de haver segundo turno, a campanha será realizada entre os dias 17 e 23 de junho, e a eleição, no dia 24 de junho.

Acesse:

Conheça a página das Eleições: www.ifg.edu.br/eleicoes2021

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.