Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Aluno do ensino médio do IFG Aparecida é premiado na Olimpíada Internacional de Física e Cultura 2022
Olimpíada

Gabriel Guimarães Mendes, atualmente no segundo ano do curso Técnico em Edificações, participou do desafio por incentivo do professor Douglas Xavier Andrade

Professor Douglas Xavier com o estudante Gabriel Mendes no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG

O estudante Gabriel Guimarães Mendes, do segundo ano do curso Técnico Integrado em Edificações no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, conquistou medalha de cobre na 6ª Olimpíada Internacional de Física e Cultura 2022 - IPhCO (International Physics and Culture Olympiad) . A categoria “Cobre” integra as honrarias bem classificadas entre os participantes do certame, que não são concedidas por disputa, mas pelo desempenho dos estudantes. Quando ingressou no desafio, Gabriel cursava o primeiro ano e agora está aguardando ansiosamente a chegada de seu certificado de premiação. A participação de Gabriel foi intermediada pelo professor Douglas Xavier de Andrade.

“Pra mim foi uma grande surpresa mas mostra que eu estou no caminho certo pra alcançar meus sonhos”, afirma Gabriel. Sua aspiração é ser um engenheiro com experiências profissionais diversas e “ir cada vez mais alto”, diz. Ele conta que ficou bastante interessado quando o professor de Física, Douglas Andrade, apresentou à turma a proposta de participar da Olimpíada Internacional de Física e Cultura. Fez sua inscrição focado em se empenhar para alcançar o melhor resultado possível.

A prova consistiu em resolver uma questão por dia, no período de 19 a 29 de outubro de 2022. Disponibilizadas pelo site da organização da olimpíada, as questões foram de caráter multidisciplinar, o que define o aspecto cultural da IPhCO. Para resolvê-las, os candidatos precisaram desvendar enigmas matemáticos, visitar museus e escalar montanhas, entre outras possibilidades, para encontrar dados de que precisavam para a prova. As visitas são virtuais, via Google Street View, e cada desafio precisava ser resolvido em até 24 horas. “É uma modalidade de olimpíada inovadora, onde se espera que aqueles alunos que, em geral, não se sentem confiantes para participar de uma olimpíada de física tradicional tenham a oportunidade de descobrir que a busca de conhecimento pode ser interessante, divertida e motivadora”, afirmou o professor Douglas Xavier Andrade.

Além das medalhas

O professor Douglas incentiva os estudantes a participar desse tipo de desafio. Para ele, a importância da participação em olimpíadas vai além das medalhas. “Este tipo de competição possibilita que os estudantes expandam seus conhecimentos e se sintam motivados a aprender e a compreender a natureza das ciências e do método científico. Em especial, o formato da IPhCO permite que os estudantes usem a criatividade para solucionar problemas cotidianos, usando ferramental matemático adequado”, disse.

O estímulo do professor é reconhecido e é motivo de gratidão pelo vitorioso Gabriel. “Eu sempre me empenho muito nas aulas de Física. O professor Douglas é um ótimo professor e amigo e eu acredito que ter aulas com ele me ajudou a compreender e ter ainda mais interesse pela matéria”, declara o estudante.

A IPhCO é aberta à participação de todas as escolas do ensino médio, no Brasil e no exterior. No Brasil, a Olimpíada Internacional de Física e Cultura é organizada pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus Curitiba. As questões da prova são compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino médio.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia