GESTÃO

IFG integra ação em defesa de orçamento específico para a alimentação escolar

Em reforço à Marcha dos Dirigentes do Conif, realizada ontem, IFG lança hoje, 17, campanha em defesa da universalização da alimentação escolar 

  • Imprimir
Gestores e estudantes do IFG participam de mobilização nacional do Conif, na Câmara dos Deputados em Brasília (DF), em defesa da alimentação escolar para alunos da Rede Federal
Gestores e estudantes do IFG participam de mobilização nacional do Conif, na Câmara dos Deputados em Brasília (DF), em defesa da alimentação escolar para alunos da Rede Federal

Um movimento nacional em defesa da alimentação escolar para os estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a Marcha dos Dirigentes por Mais Orçamento, reuniu ontem, 16, em Brasília (DF), gestores e estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG) e de outras 40 instituições federais de educação. A ação foi organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e ocorreu na Câmara dos Deputados.

A mobilização representa o esforço coletivo da Rede Federal em sensibilizar parlamentares pelo apoio à universalização da alimentação escolar para todos os estudantes, com garantia de um orçamento com recursos específicos e adequados para essa finalidade e que contemple as particularidades da Rede e, além dos estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, aqueles cuja jornada também é desafiadora, como os que integram os grupos sociais historicamente vulnerabilizados (indígenas, quilombolas, negros, mulheres, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência).

Como parte da ação, o Conif lançou o abaixo-assinado “Alimentação para os estudantes da Rede Federal, já!”, para mobilizar a sociedade brasileira a se engajar na busca pela universalização da alimentação junto ao Parlamento, ao Governo Federal e às demais autoridades.

 

IFG

Entre as atividades da Marcha, as instituições participantes realizaram visitas a parlamentares de seus estados. Acompanhada por gestores e por estudantes doa Câmpus Águas Lindas e Luziânia, a reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Cristina Irigon, teve encontros com parlamentares para apresentar a pauta e pedir o apoio.

 

Grupo de representantes do IFG participou das atividades de interlocução com parlamentares
Grupo de representantes do IFG participou das atividades de interlocução com parlamentares

 

Um dos focos do diálogo foi centrado na importância da aprovação do PL 3.096/2024, que inclui a Rede Federal nos programas nacionais de Alimentação Escolar (PNAE) e Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), bem como a outras ações conectadas com a temática. “Garantir a alimentação escolar adequada para os nossos estudantes é uma prioridade! Em breve, as obras de mais seis restaurantes estudantis do IFG serão concluídas, representando um restaurante em cada câmpus da Instituição. Assim, teremos restaurantes, mas precisaremos de comida no prato dos nossos estudantes, com recursos específicos e que garantam esse benefício fundamental à permanência e ao êxito”, ressalta a reitora Oneida Irigon.

 

Parlamentares

O deputado federal Rodrigo Rollemberg, autor de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para criar uma verba específica para a alimentação escolar nos Institutos Federais que busca garantir comida de qualidade e adequada para estudantes, dialogou com a comitiva do IFG.

 

Deputada Federal Adriana Accorsi dialogou sobre seu apoio a aprovação do PL 3.096/2024, que inclui a Rede Federal nos programas nacionais de Alimentação Escolar (PNAE) e Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE)
Deputada Federal Adriana Accorsi dialogou sobre seu apoio a aprovação do PL 3.096/2024, que inclui a Rede Federal nos programas nacionais de Alimentação Escolar (PNAE) e Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), e para outras pautas alinhadas com a temática

 

A deputada federal Adriana Accorsi, que tem contribuído com emendas em benefício do IFG, em especial para implantação dos novos restaurantes estudantis, recebeu o grupo se comprometendo a apoiar essa luta coletiva, além de atuar na mobilização da bancada federal do seu partido. A parlamentar recebeu das mãos da reitora Oneida Irigon a camiseta da campanha institucional que o IFG lança hoje, 17: “O prato que transforma destinos na educação: garantir a alimentação é investir no futuro dos estudantes da Rede Federal“.

 

“O prato que transforma destinos na educação”

 

O IFG defende que a alimentação escolar é a base para: permanência - combate direto à evasão; desempenho - melhora o foco e o aprendizado; e equidade - garante oportunidades justas para todos. Para ampliar a luta em defesa desta pauta e com a certeza que “Garantir a alimentação é investir no futuro dos estudantes da Rede Federal”, a campanha institucional envolverá publicações que apresentam à sociedade o retrato socioeconômico dos nossos estudantes e o nosso apelo aos parlamentares, autoridades e o governo federal.

De acordo com o Diagnóstico Socioeconômico dos Estudantes do IFG – 2023, 85,6% dos nossos estudantes possuem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio; 48,6% dos nossos estudantes vivem com renda familiar bruta total de até R$ 2 mil e mais de 40% vivem com renda per capita de até um salário mínimo.

O público mais vulnerável está na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do IFG, que apresenta a menor renda familiar: 66,81% possui renda familiar bruta de até R$ 2 mil e 95,38% possui renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Além disso, menos da metade dos nossos estudantes residem em casa própria e, para muitos, o IFG é a primeira chance de acesso à educação de qualidade na família. A maior parte dos pais e das mães não possui ensino médio completo. Portanto, a permanência dos nossos estudantes é uma vitória para todos!

O IFG tem 8 restaurantes estudantis em funcionamento e está com 6 em fase de implantação com recursos oriundos do Ministério da Educação por meio do Novo PAC e com o reforço de emendas parlamentares. Em breve teremos 14 restaurantes estudantis, mas os recursos atuais são insuficientes e isso leva à imposição de um processo de seletividade em que é priorizado o atendimento de estudantes em situação de vulnerabilidade social mais agravada. 

O IFG defende a ampliação e regulamentação, via lei, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para atender todos os estudantes da Rede Federal; reduzir a evasão escolar; contribuir para o melhor desempenho acadêmico e assegurar o funcionamento pleno dos nossos restaurantes.

Acesse o folder da campanha “O prato que transforma destinos na educação”.

Acompanhe as publicações da campanha pelas mídias sociais do IFG.

 

Diretoria de Comunicação Social da Reitoria