Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Livro mostra a produção acadêmica dos últimos dez anos da Rede Federal

Livro mostra a produção acadêmica dos últimos dez anos da Rede Federal

A obra é organizada pelo professor do IFG Ruberley Rodrigues de Souza

As conquistas nas áreas de pesquisa, inovação e pós-graduação da Rede Federal, nos últimos dez anos, estão reunidas em um livro lançado na 41ª Reunião de Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017). Organizado pelo professor Ruberley Rodrigues de Souza, durante a época em que ficou à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Goiás (IFG), a obra reúne as atividades desenvolvidas neste período, além da recuperação histórica do trabalho editorial da rede.

“Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, título da obra, levou um ano para ser concluída. Ela é fruto de um levantamento realizado dentro do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). De acordo com Ruberley, os números apresentados foram tão expressivos que decidiram registrá-los e divulgá-los. No caso da pós-graduação, a rede teve um crescimento acima de 1000% no período de 2007 a 2016. "Trata-se de uma obra discutida e aprovada pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog), que possui 14 artigos, escritos por 29 autores de diversas instituições da Rede Federal, " ressaltou o professor.

Dividido em sete partes: introdução, pesquisa, inovação, internacionalização, pós-graduação e perspectivas futuras, o livro contou com a colaboração de pesquisadores­/autores da Rede que revelaram, nas quase 300 páginas, a evolução da produção acadêmica de toda a Rede Federal. “Fazendo um apanhado da evolução que nós tivemos, só temos que acreditar ainda mais na força dos institutos. Sabemos que a situação está complicada, mas não podemos parar de sonhar”, diz o organizador.

Os indicadores mostram que os institutos da região Nordeste registraram o maior número de projetos de pesquisa, passando dos 152, em 2007, para 3.000, em 2016. Em termos percentuais, a região Norte supera todas as outras restantes com um aumento superior a 6000%. “A Rede representa o Brasil, e essa publicação materializa o que estamos produzindo para o País”, comenta a reitora do Instituto Federal do Acre (IFAC) e coordenadora da Câmara de Pesquisas do Conif, Rosana Cavalcante dos Santos.

Os interessados em adquirir a obra podem obter mais informações pelo e-mail da editora do Instituto Federal de Goiás: editora@ifg.edu.br .A versão digital do livro será disponibilizada, em breve, no portal da Editora IFG: editora.ifg.edu.br

Diretoria de Comunicação/ Reitoria. Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB/Reditec 2017)