Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para participar da III Semana Nacional do Meio Ambiente do IFG
Início do conteúdo da página
Evento

Inscrições abertas para participar da III Semana Nacional do Meio Ambiente do IFG

Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2023, 14h45 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 18h28

Mais de 20 atividades compõem a programação, destinada à comunidade acadêmica e externa

Programação completa e inscrições podem ser acessadas no Sugep do IFG
Programação completa e inscrições podem ser acessadas no Sugep do IFG

Educação ambiental, análise de solo, terrário de suculentas, bonsai, plantio de mudas, agricultura familiar, apresentações culturais, palestras, cine-debates e oficinas. O que estas coisas têm em comum? Todas elas e outras mais estão incluídas na programação da III Semana Nacional do Meio Ambiente do IFG, que acontecerá no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), entre 5 e 7 de junho, de segunda a quarta-feira, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo Sistema Unificado de Gestão da Extensão e Pesquisa (Sugep) do IFG, no link https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/3cb844b7-6b06-4d93-8757-fb95017c60e8/inscricao. Todas as atividades são gratuitas e a maioria tem vagas limitadas. O participante pode se inscrever em quantas desejar.

Segundo o coordenador da Semana, Bruno Quirino Leal, os interessados podem participar em mais de uma atividade. Para o participante receber o certificado do evento será necessário realizar a inscrição e assinar a lista de presença no momento da atividade. "Não serão emitidos certificados para aqueles que apenas se inscreverem ou apenas assinarem a lista de presença", enfatizou.

A Comissão Organizadora é composta pelos servidores Bruno Quirino Leal, Leandro Santos Goulart, Oberdan Quintino de Ataídes, Vinícius Silva Pinto, Regiane de Jesus Costa, Lidiane Maria dos Campos, Marilene Antonia dos Santos Muniz e Karen Cristina Costa do Nascimento. O evento tem  o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Formosa, Saneago e Secretaria do Estado da Retomada de Goiás.

 

Programação

As atividades serão concentradas nos turnos matutino e noturno, sob o tema "Soluções para poluições plásticas". Na segunda-feira, os participantes terão palestra, roda de conversa, cine-debate, oficinas e apresentação da banda do Câmpus Formosa do IFG, Os Jaguaras. Iniciando a SeMAm, às 8h45min, será ministrada no Teatro Guaiá, pela estudante de pós-graduação, Tatiany Michelle Gonçalves da Silva, a palestra "Práticas inclusivas na educação ambiental". No mesmo horário, o professor de Biologia, Marcos Augusto Schliewe, guiará os interessados inscritos em uma trilha pela Lagoa Feia, para conhecer a vegetação nativa e coletar resíduos plásticos lançados no local. Esta atividade será em dose dupla, já que também consta na programação de terça-feira, porém, em outro local, na Mata da Bica.

A abertura do evento será na noite da segunda-feira, das 19h às 19h30, no Teatro Guaiá do Câmpus Formosa. Em seguida, será apresentado o Programa Estadual Recicla Goiás, pelo convidado Rafael Sôffa Rézio. O palestrante é sociólogo, especialista em Cooperativismo e Gestão de Projetos e Superintendente da Retomada do Trabalho, do Emprego e da Renda, da Secretaria de Estado da Retomada.

No dia 6 de junho, haverá palestras sobre tratamento e distribuição de água, cromatografia em testes rápidos, pH do solo, energia fotovoltaica na agricultura e bioconstrução, pela manhã. A prática virá com a oficina "PH: Conceitos e medição do pH de solo", momento em que o professor Gustavo Antônio Chaves e o estudante José Vitor Felix Gonçalves, por meio de um método de medição de pH de solo, farão a avaliação dos valores de pH de diferentes solos encontrados no bioma cerrado, como o campo seco, mata de galeria, mata ciliar e cerradão.

À noite, entre as oficinas "Zoologia à Luz da Microscopia", "Método de Coleta de Vertebrados do Cerrado" e "Exposição e Oficina de Bonsai", uma apresentação da Associação de Capoeira Pavão de Angola vai abordar questões culturais do surgimento, dos conceitos e tradição da capoeira angolana, assim como o trabalho realizado pelo Mestre Pena Clara, Duilho Machado de Freitas, no município de Formosa. Por fim, os participantes poderão prestigiar a música, dança e lutas da capoeira angolana, no Teatro Guaiá.

No último dia, quem estiver no Câmpus poderá participar, às 10h30, do plantio de mudas no pátio, uma hora após a apresentação cultural "A música no Câmpus Formosa e suas várias expressões - voz e violão", do servidor do IFG, Amado Rodrigues da Silva Costa. Também vale a pena conferir a Mostra de Alimentos e Produtos da Agricultura Familiar", dos agricultores da Cooperativa Vale da Esperança.

Fechando a Semana do Meio Ambiente, a palestra "Resíduos Eletrônicos no Brasil: impactos e perspectivas" tratará da coleta seletiva de resíduos eletrônicos no país, abordando a legislação vigente, impactos no meio ambiente e dados da coleta de pilhas e baterias no IFG efetuada em projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), desenvolvido pelo estudante Deivison Barbosa do Nascimento.

 

Confira aqui a programação completa da Semana Nacional do Meio Ambiente.

Faça a sua inscrição.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página