VIII JOGOS INTERNOS IFG

“O que importa não é ganhar ou perder; é o conhecimento que conquistamos sobre saúde, respeito e solidariedade”

Publicado: Terça, 07 de Maio de 2019, 15h09 | Última atualização em Quinta, 09 de Maio de 2019, 14h45

Essa foi uma das recomendações do coordenador do VIII Jogos Internos do IFG, Fabrício Cardoso, em sua fala na cerimônia de abertura.

Apresentação cultural do grupo de percussão Bloco do caçador

A oitava edição dos Jogos Internos do IFG-câmpus Cidade de Goiás que traz a temática “Aprendendo com as diferenças” teve a cerimônia de abertura ontem, dia 6 de maio, na quadra poliesportiva do câmpus com a presença de toda a comunidade acadêmica: servidores técnicos administrativos, estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e dos cursos superiores. O bloco do caçador abriu o evento animando as torcidas com o ritmo da percussão.

O coordenador do evento, professor Fabrício Cardoso, lembrou que os estudantes são os protagonistas dos Jogos e de todas as atividades realizadas no decorrer da semana. “Mesmo dentro de uma competição, é preciso ressaltar alguns elementos do jogo mas também da vida como um todo pois vocês são mais que atletas, são alunos e isso me faz chamar atenção para o papel educativo dos jogos e seus objetivos que são direcionados para a formação humana e a função social que é o princípio do IFG. Antes de serem atletas, vocês são cidadãos, pessoas detentoras de direitos, mas também de responsabilidades que perpassam as relações humanas durante toda a sua vida: na escola, em casa, no trabalho”.

A chefe de departamento de áreas acadêmicas, Ádria Borges, declarou que considera os Jogos um dos eventos mais importantes da Instituição por “conseguirmos socializar e integrar os alunos de todos os cursos numa experiência muito rica. A importância do esporte, e das atividades que envolvem o corpo nos fazem pensar o que é realmente ser saudável e sobre como manter nossas relações saudáveis, percebendo-nos como sujeitos históricos que compõe todo um contexto social”.

José Nerivaldo, gerente de pesquisa e extensão deu seu recado aos estudantes lembando a capacidade que todos têm de enfrentar a ignorância com conhecimento e o direito de todos a saúde e a educação. “Quase 80% dos matriculados na rede federal são oriundos das classes populares, pois são a essas pessoas que são negadas todo o tipo de direito, temos o dever de acolher e transformar essa realidade”.

O Diretor-geral, Sandro Di Lima, declarou oficialmente aberto a oitava edição dos Jogos Internos do IFG afirmando que uma educação mais inclusiva é determinante para a construção de um mundo mais justo e igualitário. “Tenho convicção que nós temos força, garra e dignidade para fazer isso, afirmando nossos corpos e nossa autonomia diante de qualquer intolerância.”. Ele também advertiu sobre a necessidade das conquistas de melhorias no espaço da quadra como a construção de vestiários e garantiu que na próxima semana serão instaladas tabelas com cesta de basquete, o que dará condições da prática dessa modalidade.

O evento segue até o final da semana com várias modalidades de competição, além de oficinas socioculturais. Hoje, dia 07 de maio, haverá logo mais, a partir das 19h30 oficina de salsa e de Yoga, no salão de eventos e biblioteca do câmpus, respectivamente.

Confira aqui a programação geral com horários dos Jogos

Confira aqui a programação das oficinas culturais.

Veja mais fotos do evento no Facebook.

Comunicação Social/Câmpus Cidade de Goiás