CERTIFICAÇÃO

Certificação dos Cursos Técnicos Integrados e mostra de dança estudantil

Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 10h47 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 07h12

III Modance antecedeu a cerimonia de Certificação dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Ocorreu na noite desta quarta-feira, 11/12/19, no Cine teatro São Joaquim a cerimônia de certificação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em agroecologia, edificações, produção de áudio e vídeo e artesanato (modalidade EJA) do IFG-câmpus Cidade de Goiás. Esteve presente a comunidade interna, comunidade externa e representantes do poder público como o secretário municipal do meio ambiente Fábio José da Silva e o presidente da câmara municipal de Goiás Aderson Liberato Gouvea. A mesa foi composta pelo diretor geral do câmpus professor Sandro Di Lima; professora Adriana Reis, representando a reitoria; o vereador Aderson Gouvea; Leandro Carvalho Damacena, Chefe de Departamento de área acadêmica; Iara Jaime de Pina, coordenadora do Curso Técnico Integrado em Agroecologia; Flora Ruiz, coordenadora do Curso Integrado em Artesanato - modalidade EJA.

Nos discursos das oradoras das turmas (todas mulheres: Giovana Cristina, áudio e vídeo; Beatriz Braga, Agroecologia; Thaine Alves, ProEJA) foi destacado a dureza dos estudos, a transição na mudança para a sede definitiva do câmpus no setor Bauman, a dedicação com horas de estudo árduo de 7 as 17 na escola, para o médio diurno, e a jornada dupla ou tripla de quem trabalha, tem filhos e ainda esteve todas as noites na escola, como é o caso dos estudantes da EJA Artesanato. Nas falas teve também vários agradecimentos aos servidores terceirizados, à dedicação dos professores e dos técnicos administrativos. "Foi fundamental a estrutura que tivemos e os auxílios tanto financeiros como humano" ressaltou a técnica em produção em áudio e vídeo Giovana Cristina.

Sandro Di Lima, diretor geral do câmpus, destacou que o que faz a diferença desta escola é a pluralidade, o respeito ao gênero, às etnias e às pessoas. "É a construção de um projeto educativo, formativo, vinculado ao respeito às pessoas. A rede federal de institutos é feita por pessoas que trabalham intensamente, se dedicando muito mais do que o convencional. Nós somos investimento na esperança de um futuro melhor". A professora Adriana Reis finalizou a cerimonia dizendo que "Nós não somos um projeto de governo, somos um projeto de Estado".

Homenagens

A noite também foi de homenagens à todos os servidores os quais contribuíram para a conquista dos estudantes. Foram homenageados especialmente as professoras Maloni Montanini e Meire Lisboa; o professor Flávio Gomes (UFG) que até o primeiro semestre deste ano foi docente dos formandos; Esivaldo, motorista do câmpus muito querido pelos estudantes por sua paciência, respeito e cuidado. Também foi homenageado o pai da formanda Gabriela Maria, o senhor Erivelto Silva, agrimensor da Prefeitura de Goiás e que muito contribuiu para a viabilização da área em que foi construído o campus do IFG cidade de Goiás.

III MODANCE

A noite foi aberta com a III Mostra de Dança Estudantil Modance. Se apresentaram estudantes e professores do IFG e ainda crianças atendidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e que participam do projeto Ventre Livre coordenado pela professora Suzane Milhomem. A primeira edição da Mostra de dança Modance foi realizada no ano de 2017 sob a coordenação do professor de artes visuais Paulo Reis, atualmente licenciado para cursar doutorado. Com a obtenção de resultados positivos foi instituída uma continuação do projeto com a coordenação assumida pela professora de educação física Suzane.

O projeto desenvolvido ao longo do ano é baseado em conteúdos de dança-educação que inclui rodas de debate crítico sobre o modelo de dança difundido pela mídia, estratégias que estimulam a capacidade criativa no processo de composição das coreografias e os ensaios corporais de preparação para a apresentação.

Veja fotos da Certificação no Facebook do câmpus

Veja fotos da Modance no Facebook do câmpus