Artes Visuais

“A docência em artes e seus avessos” é o tema da semana de acolhida da Licenciatura em Artes Visuais

Publicado: Terça, 13 de Abril de 2021, 11h33 | Última atualização em Sexta, 16 de Abril de 2021, 08h50

Ontem, dia 12, foi dia de conversa com o professor Alexandre Guimarães do câmpus Aparecida

Conversa com professor Alexandre Guimarães

Os estudantes veteranos da Licenciatura em Artes Visuais do IFG-câmpus Cidade de Goiás se reuniram virtualmente ontem, dia 12, para uma aula de abertura do ano letivo de 2021. O professor Alexandre Guimarães do câmpus Aparecida de Goiânia falou sobre sua experiência pessoal na docência em artes e indicou alguns pontos importantes a serem pensados pelos estudantes em sua formação. Os estudantes novatos estão em processo de matrícula e devem iniciar as aulas na próxima semana.

“Espero que você seja um professor que fale de si, de sua experiência, porque é um ser humano, precisa se colocar e mostrar o avesso dessa figura. Que busque seus desejos e também os desejos de sua comunidade seja ela qual for pois a arte é uma ferramenta ética, estética e política e nunca se esqueça da pesquisa, da investigação, é o que move o ser professor, não se esqueça da responsabilidade de provocar o encantamento do fazer artístico na sala de aula e prezem pelo discurso laico dentro da escola”, foram os principais conselhos do professor Alexandre para os graduandos da licenciatura.

Na abertura da aula foi exibido o filme “Querido IFG”, uma carta documentário realizada pelos estudantes do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Produção de Áudio e Vídeo que fala da mudança da rotina na relação com a escola durante a pandemia. A professora Renata Tavares e o estudante Victor Teixeira leram um texto que escreveram juntos sobre a relação professor/aluno. “Tudo é vazio se não faz meu coração pular, um professor que faz nosso coração pular é artista e sua aula a obra de arte”.

O diretor-geral Sandro de Lima lembrou de sua chegada ao câmpus e dos desafios enfrentados para a garantia da oferta do curso de artes e como os professores e alunos do curso são importantes nesse processo de resistência. “Ainda temos muita precariedade, os dias não são fáceis, mas tudo que passamos é mérito de vocês, nenhum câmpus no Brasil tem o repertório de cursos que tem o nosso que reúne cursos de artes e os cursos que mexem com a terra, nós preenchemos um repertório da existência humana muito amplo e isso exige muita sensibilidade e abertura, estamos inventado muitas coisas juntos em nosso cotidiano”.

Também falaram aos estudantes a coordenadora da licenciatura em Artes Visuais, professora Ana Rita da Silva e o professor de geografia Alemar Moreira.

Hoje a programação da Semana de Acolhida continua com a apresentação dos trabalhos realizados no projeto “Residências Criativas” em que os estudantes produziram arte de dentro de suas casas, também terá uma conversa sobre a matriz curricular do curso, assembleia geral do Centro Acadêmico e apresentação artística. As atividades serão todas virtuais a partir das 19h.

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás