FICA 2017

Cursos de Artes e Artesanato têm forte participação no FICA

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 10h14

Estudantes irão expor trabalhos em Feira de Artesanato e participar de performances com professores

A Licenciatura em Artes Visuais e o Curso Técnico Integrado em Artesanato têm ampla participação no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA 2017). Além de integrar a programação oficial com duas performances da professora Naira Rosana, os estudantes aproveitam a oportunidade para expor seus trabalhos no “FICA na feira”, espaço na Praça do Chafariz destinado para a comercialização de trabalhos dos estudantes do IFG e dos artesãos da Cidade.

A Feira funciona todos os dias até o último dia do FICA, dia 25, das 09h às 18h. São vários os tipos de artesanato como bonecas de tecido, crochê, bordados, cerâmica em barro, e cachaças artesanais. O Sr. Jairo, conhecido como Guará, mestre artesão e artista, é estudante do curso de Artes Visuais, desenvolve várias técnicas de artesanato como a xilogravura e o entalhe em madeira. “Ele é militante do artesanato goiano há anos, uma figura importante na área cultural do estado e está com lindos trabalhos na Feira”, ressalta a professora Naira Rosana, coordenadora da ação junto com o estudante de Artes Visuais Igor Felipe que representa a Associação dos Artesãos da cidade.

Performances

A professora Naira Rosana também realiza duas performances durante o Festival. Hoje, às 19h, no Museu das Bandeiras “Das cartas que escrevo”, ocorre em diálogo com a Exposição “Enxovia Forte” sob a coordenação da professora do Cinema Cris Ventura. Naira explica que a concepção da performance surgiu numa pesquisa sobre a documentação das mulheres que foram encarceradas no Muban no período colonial. “É sobre a questão da mulher, do feminino encarcerado, roubado, mas também da esperança que existia de sair dali, cada carta representa uma mulher e o seu desejo de sair dali”, explica Naira. Essa performance tem classificação indicativa: a partir de 16 anos.

A outra performance denominada “Água Preta” ocorre na sexta-feira, dia 23, a partir das 17h, num percurso que se inicia na Praça do Chafariz em direção à Praça do Coreto. A temática também é o feminino, mas se relaciona com a história dos rios e do abastecimento de água na cidade. “O conceito foi pensado a partir da história dos rios da cidade, da ligação das mulheres com as águas e com os orixás, como as carregadeiras de água que colocavam os potes na cabeça para abastecer as casas. O intuito também é provocar uma reflexão sobre os novos diálogos que são produzidos na cidade de hoje, sobre o nosso papel como mulher hoje”.

Exposições

Na galeria L'ateliê do Beco foi inaugurada três exposições no dia 21 que contam com a participação do professor de Artes Visuais Samuel Rodrigues e com trabalhos dos estudantes: Instalação “A alquimia do agronegócio e os peixes voadores”; instalação vídeo sonora: “águas suspensas de Goiás e do Cerrado”; e exposição dos trabalhos artísticos produzidos pelo professor e outros artistas.

Ficha Técnica das Performances

“Das Cartas que Escrevo”

Concepção da performance e ação: Naira Rosana
Figurino: Profª Flora Ruiz
Cabelo: Igor Felipe, Yayá e Déborah
Objetos de cena: Helder Antônio e José Milton da Silva
Maquiagem: Profº Paulo

“Água Preta”

Concepção da performance e ação: Naira Rosana
Figurino: Profª Flora Ruiz
Cabelo: Igor Felipe, Yayá e Déborah
Objetos de cena: Helder Antônio e José Milton da Silva
Maquiagem: Profº Paulo
Fotografia e filmagem: Brennda e Breno (estudantes do Técnico Integrado em Produção de Áudio e Vídeo).

Acesse aqui a programação completa do FICA

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás