Agroecologia

Curso de Agroecologia é homenageado no Encontro “ O Grito e a Resistência no Cerrado”

Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 10h23 | Última atualização em Segunda, 22 de Outubro de 2018, 11h25

A homenagem é um reconhecimento pelas ações socioambientais

Estudante Jason, professor Diogo e José Nerivaldo representaram o IFG na entrega do prêmio

Ocorreu ontem, dia 13 de setembro, durante a V edição do Encontro “ O Grito e a Resistência no Cerrado” a entrega do Prêmio Maria Luíza para o Curso Técnico Integrado em Agroecologia do IFG – câmpus Cidade de Goiás. A homenagem é um reconhecimento pelos projetos e ações que a instituição desenvolve em defesa e pela valorização do cerrado. O evento é realizado anualmente e reúne autoridades, agricultores familiares, estudantes das escolas do município e comunidade vilaboense no pátio da Catedral de Santana para uma vasta programação que apresenta os trabalhos culturais e produtos oriundos do campo.

Maria Luíza, que dá nome ao prêmio, é coordenadora da pastoral da saúde na diocese de Goiás, defensora do cerrado, dos povos e plantas medicinais. A premiação foi criada em reconhecimento ao seu trabalho e também como forma de valorizar os trabalhos de pessoas e de entidades que atuam pela agroecologia, pela proteção do cerrado e da cultura camponesa, artes, culinária e medicina popular.

Para o coordenador do curso, Diogo Souza, o prêmio é resultado das boas parcerias que o IFG tem no município e também do empenho dos estudantes e do corpo acadêmico. “É uma grande honra esse reconhecimento por parte da comunidade, visto que isso contribui para uma boa imagem do IFG perante a sociedade e o cumprimento do papel dessa instituição na realidade local e no desenvolvimento sustentável. Esse prêmio é de todas e todos desse campus, que fazer desse curso um espaço de transformação, que seria impossível realizar sem os parceiros de outras áreas”.

O gerente de pesquisa e extensão José Nerivaldo Pimenta, que recebeu o prêmio representando o diretor-geral Sandro de Lima, agradeceu ao corpo docente e técnicos administrativos envolvidos no curso de agroecologia. O professor Diogo Souza aproveitou a oportunidade para anunciar a abertura do bacharelado em Agronomia do IFG que terá sua primeira turma a partir do próximo ano. “Com muita alegria anuncio o curso de agronomia com ênfase em agroecologia do IFG cidade de Goiás, é uma oportunidade de formar engenheiros agrônomos aqui no município, agradeço a todos que são parceiros nessa luta que é resultado de todo esse envolvimento que temos”.

Estudante premiados no Concurso de Redação com a professora de português Fabiana LulaOs estudantes do IFG, do curso técnico em agroecologia, Jason Carvalho, Zélio Augusto de Souza e Gabrielly Andrande foram premiados no concurso de redação promovido pelo evento. Seus textos foram publicados em um livro.

Os estudantes do Curso Técnico Integrado em Artesanato, modalidade EJA, e da Licenciatura em Artes Visuais montaram um estande no evento para expor e comercializar os seus trabalhos.

À noite no teatro São Joaquim, no encerramento do evento, as instituições parceiras, dentre elas o IFG, receberam um certificado de agradecimento pela participação na organização da V Edição do Encontro “O grito e a resistência no cerrado: sabores, saberes e fazeres dos povos deste chão”.

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás