MOVIMENTO ESTUDANTIL

IFG Aparecida de Goiânia se orgulha pelo nascimento do CÁLIDA – o Centro Acadêmico dos Estudantes de Licenciatura em Dança

Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2018, 18h31 | Última atualização em Segunda, 22 de Outubro de 2018, 09h46

O novo Centro Acadêmico se compromete a reunir os alunos em torno de temas e questões próprias da Licenciatura em que estão matriculados.

Neste mês de outubro o curso de Licenciatura em Dança do IFG Aparecida de Goiânia, após cinco anos de atividades e após receber a Nota 5 do Ministério da Educação, nota máxima na avaliação de cursos superiores do MEC, ganhou mais uma formação, para contribuir com seu crescimento, estruturado e democrático: no dia 01 de outubro foi lançado o Centro Acadêmico da Licenciatura em Dança -CÁLIDA, realizando a posse dos seus primeiros diretores, cuja escolha ocorreu em votação aberta aos alunos, no dia 30 de agosto deste ano. O evento de nomeação destes membros eleitos contou com a presença massiva de alunos e professores do curso superior.

A primeira diretoria do Cálida é formada por Millena de Lima e Silva Melo, no cargo de Presidente e Flávio Henrique Guimarães Silva, como Vice. Também participam Luis Eduardo Pereira e Jhonatan Emerson, respectivamente primeiro e segundo secretários, além da tesoureira Karoline Marquês de Oliveira e o coordenador de assuntos educacionais, Daniel da Costa Severo.

A presidente do Cálida, a aluna Millena de Lima, falou à Comunicação do Câmpus Aparecida sobre a importância deste Centro Acadêmico estudantil, como parte das estruturas internas que lutam pelos direitos e deveres dos estudantes dentro da instituição à qual pertencem e no cenário da educação de um modo geral: “O CÁLIDA é a entidade que reúne os alunos do curso de Licenciatura em dança, para representar seus interesses, suas ideias, solucionar problemas e reivindicar os direitos dos estudantes. Ele simplifica a máxima de que, unidos, temos mais facilidade para lutar pela melhoria das coisas ao nosso redor. Dentre suas funções básicas, cabe ao CA contribuir para a formação de uma consciência crítica entre os estudantes, ao estimular a troca de ideias e conhecimento, fomentar a cultura e promover a integração entre os alunos e o diálogo com professores, funcionários e direção”.

Quando indagada sobre a rotina de trabalho dentro de um CA, Millena comentou: “Não é fácil, pois precisamos conciliar a nossa vida pessoal, com os estudos no IFG e com o trabalho no CA, mas ninguém vive sozinho, não é mesmo? E é assim que o trabalho do CÁLIDA vem acontecendo: cada membro da diretoria abre mão de um pouco do seu tempo e alguns alunos de licenciatura em dança também. Como disse no dia da posse, o CÁLIDA existe por todos e precisamos da ajuda de todos para alcançarmos o melhor para o curso e para os discentes.”

DIA DAS CRIANÇAS e dos PROFESSORES

E o CÁLIDA parece já ter iniciado seus trabalhos, fazendo uma pequena homenagens à comunidade acadêmica, tanto pelo Dia das Crianças quanto pelo Dia dos Professores. Em comemoração às datas de 12 e 15 de outubro, o Centro Acadêmico da Dança distribuiu nas salas de aula dos cursos superiores e EJA alguns mimos: balinhas aos alunos e bombons aos professores. Também receberam uma nota 5, desenhada em tinta Guache no próprio corpo, os alunos que já são professores. Houve ainda, no pátio do Bloco B, uma confraternização com vídeo-game e muita dança.

Veja as fotos dos eventos de posse e da confraternização de outubro.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia