ENADE 2017

Curso de Engenharia Civil do IFG Aparecida conquista nota 4 no ENADE

Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2018, 14h45 | Última atualização em Quarta, 31 de Outubro de 2018, 20h49

O conceito, na escala que vai de 1 a 5, é considerado muito positivo pela Coordenação do curso

O curso de Engenharia Civil do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia conquistou nota 4, em uma escala de 5, no Exame Nacional de Desempenhos de Estudantes – ENADE 2017. O resultado, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), é considerado muito positivo pela coordenadora do curso, professora Lorrayne Correia Sousa. “Nós do colegiado do curso de Engenharia Civil do IFG - Câmpus Aparecida estamos muito satisfeitos com os resultados do ENADE 2017”, afirma a professora. Ela considera que além de trazer boa visibilidade ao curso, o desempenho mostra à sociedade a responsabilidade da Instituição com a formação de profissionais compromissados com o desenvolvimento social.

O INEP divulgou também dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior derivam do ENADE: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), que são calculados a partir da combinação do resultado do Exame com outras bases de dados. No Conceito Enade, que considera o desempenho dos estudantes concluintes, o curso de Engenharia Civil do IFG Aparecida também obteve o conceito 4. No IDD, que busca mensurar o valor agregado pelo curso considerando desempenhos dos estudantes no ENADE e no ENEM, o curso teve conceito 3.

“Nós fomos bem avaliados nos aspectos da formação profissional relativas a atuação ética, competente e comprometida com a sociedade em que vivemos. E também fomos muito bem avaliados na parte que se refere aos conhecimentos específicos na formação de engenheiros civis. Isso demonstra que nosso trabalho tem sido responsável e comprometido com as exigências feitas pela área de engenharia civil”, destaca a coordenadora do curso. A professora  Lorrayne parabeniza os estudantes, técnicos, professores e todos os profissionais envolvidos no curso pelo resultado alcançado. “Incentivamos a todos para que possamos manter e ampliar os nossos compromissos com a formação de engenheiros civis, em cumprimento à nossa responsabilidade social, enquanto instituição pública superior de educação”, destaca.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.  O INEP prevê ainda, para o mês de novembro, a divulgação de outros dois indicadores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que também são derivados dos resultados do ENADE.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia