EJA

Recursos arrecadados no Bazar da Modelagem foram revertidos em alimentos e fraldas em ação social

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 13h45 | Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 08h38

A entrega de donativos adquiridos a partir das vendas do Bazar é a última etapa dos trabalhos do Projeto integrador II, que encerrou sua terceira edição

Professoras Joana Cristina Neves de Menezes Faria e Yane Ondina de Almeida em visita ao jovem Alex e à sua mãe Ilza, no momento da doação de parte da arrecadação do Bazar da Modelagem

Alimentos e fraldas geriátricas, adquiridos com recursos da terceira edição do Bazar da Modelagem, foram entregues na quinta-feira, dia 11 de abril, ao jovem Alex, que tem 22 anos e sofre de microcefalia, uma má-formação congênita que causa problemas no desenvolvimento motor e cognitivo. Sua família é carente de recursos financeiros e a ação social é a etapa final do Projeto Integrador II, ministrado no segundo período do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário (EJA) e que inclui o Bazar da Modelagem.

O Projeto Integrador II tem o foco em moda e sustentabilidade e envolve o conteúdo pedagógico de diversas disciplinas. No segundo semestre de 2018, quando foi realizado o III Bazar da Modelagem, o projeto foi coordenado pela professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria. As ações práticas para realização do Bazar incluem o consumo consciente e o descarte sustentável, com a arrecadação de roupas e acessórios usados, a venda dos produtos a preços simbólicos e o destino social da arrecadação.

Parte do dinheiro adquirido retorna em produtos necessários para o próprio curso Técnico em Modelagem do Vestuário e parte é doada em uma ação social definida pelos alunos da turma de segundo período do curso. As duas primeiras edições tiveram como beneficiados a Casa de Apoio São Luiz, com alimento, e filhos de funcionários terceirizados do IFG Aparecida, com brinquedos para o Natal. A definição sobre o que comprar para Alex pelo III Bazar da Modelagem foi feita junto de sua mãe, Dona Ilza, que forneceu à turma de estudantes informações sobre o que o rapaz mais utiliza e do que estava precisando.

Sensibilidade

A iniciativa de doar a arrecadação do terceiro Bazar da Modelagem a Alex foi do aluno Fábio Campelo, que teve a proposta aprovada pelos colegas. Apresentado a Fábio por uma colega de turma, Alex foi modelo para a confecção de roupas sustentáveis em outro projeto integrador, há um ano. “Para o nosso primeiro trabalho do projeto integrador, que se tratava da inclusão social, nós precisávamos adaptar uma peça de roupa para uma pessoa com deficiência”, lembra Fábio, que criou com seu grupo camisetas com velcro nas laterais, que pudessem ser vestidas com menos dificuldade por uma pessoa nas condições de Alex. O estudante Fábio ficou sensibilizado com a grande dificuldade de Alex e sua mãe: “Vendo toda aquela situação, achei que eu não poderia simplesmente fazer meu trabalho, pegar a minha nota e virar as costas, fazendo de conta que nada aconteceu”. Desde então, Fábio busca doações a Alex em diversas oportunidades.

As fraldas geriátricas e uma cesta básica com alimentos de que Alex mais precisa foram entregues pela professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria e pela coordenadora do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário, professora Yane Ondina de Almeida. “Visto que eles precisam muito de ajuda, a gente achou pertinente usar o dinheiro do terceiro bazar para dar ao Alex e à mãe dele”, comenta a professora Yane. Ela diz esperar que a próxima edição do Bazar da Modelagem, a ser realizada no segundo semestre deste ano, possa trazer resultados tão proveitosos como esse. A professora Joana destacou a importância da sensibilidade do aluno Fábio e dos demais estudantes da turma para todas as ações do Projeto Integrador Educação Socioambiental.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia