Energia Solar

Instalação de módulos de geração fotovoltaica é concluída no Câmpus Aparecida de Goiânia

Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 13h05 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 09h15

A ação integra o projeto institucional “Eficiência Energética e Minigeração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás”

Os painés de geração fotovoltaica estão instalados sobre os telhados dos blocos B e C, além de um grupo menor no chão, próximo ao refeitório do Câmpus

Integrando o projeto “Eficiência Energética e Minigeração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás”, foi concluída neste mês de abril a instalação de 358 módulos de geração fotovoltaica no Câmpus Aparecida de Goiânia. O projeto foi iniciado em Aparecida em 2018, em parceria com pesquisadores de outros câmpus do IFG, e teve como primeira medida a substituição de todas as lâmpadas convencionais por LED. Ao todo cerca de 400 lâmpadas tubulares foram substituídas no IFG Aparecida.

A diretora-geral do Câmpus, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, destaca que a economia energética a ser gerada com as duas medidas será revertida em investimentos na atividade fim da instituição, que é o ensino. Ela ressalta ainda a importância de o câmpus estar contribuindo com a sustentabilidade ambiental.

Para o gerente de Administração, Divino Lopes Alvarenga, a instalação dos módulos de geração fotovoltaica representa a participação do câmpus em um projeto institucional que acompanha a inovação tecnológica com foco na sustentabilidade. Ele comemora o andamento do trabalho, que está se concluindo no mês de aniversário do câmpus. “É um presente pra nós, para a comunidade acadêmica e para a toda a sociedade”, afirma Divino.

Cada módulo de geração fotovoltaica tem potência energética de 116,35  kwp e seu funcionamento será iniciado nos próximos dias. Quase todos estão instalados sobre os telhados dos blocos B e C e um conjunto menor foi instalado no chão, próximo ao refeitório, o que facilitará trabalhos de pesquisa com estudantes. Associada à ação de troca das lâmpadas, o Câmpus Aparecida de Goiânia terá uma economia de aproximadamente R$ 9 mil mensais, conforme avalia o coordenador de Administração e Manutenção, Tiago Vilas Boas de Oliveira.

Mais imagens

Coordenação de Comunicação e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia