Língua estrangeira

Professora do IFG Aparecida conquista terceiro lugar da Região Centro-Oeste na Olimpíada de Inglês

Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 12h43 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 11h08

A professora Rejane Maria Gonçalves Maia promoveu o engajamento e a participação de alunos do câmpus na competição, que contou com mais de 130 mil estudantes brasileiros

A professora Rejane Maria Gonçalves Maia, que ministra a disciplina de Língua Inglesa no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, obteve o terceiro lugar entre docentes da Região Centro-Oeste na Olimpíada de Inglês, realizada neste semestre em parceria da startup EduSim, o Regional English Language Office da Embaixada Americana, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed/MEC) e a associação Nova Escola. Sua colocação foi conquistada pelo engajamento e desempenho dos estudantes do IFG Aparecida na competição. Com o objetivo de incentivar a aprendizagem de Inglês, a Olimpíada foi realizada com mais de 130 mil estudantes e 5 mil professores de todo o País.

A Olimpíada de Inglês 2019 foi realizada de 2 a 27 de setembro e contou com a participação de alunos das nove turmas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do período diurno e também com três turmas do curso Técnico Integrado em Alimentos, da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes inscritos realizaram exercícios diários, valendo pontos, que eles receberam por uma tecnologia de aprendizagem chamada ChatClass, que funciona totalmente por WhatsApp. O conteúdo das questões foi alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), envolvendo escrita, escuta e fala do idioma.

Participação importante

De acordo com os organizadores da competição, a deficiência brasileira na língua inglesa restringe que milhões de crianças e jovens tenham oportunidades para conhecer outras culturas, ter acesso a empregos bem remunerados e estudar em outros países.  Para a professora Rejane Maia, embora os estudantes não tenham obtido destaques individuais nos rankings nacional ou estadual, a ação os incentivou no estudo e a participar de edições futuras, além de ter promovido outros benefícios.

“Considero a participação dos alunos na Olimpíada muito importante. Eles tiveram oportunidade de interagir com alunos de vários outros estados, pois cada atividade proposta era realizada em competição com outro aluno, e de aprimorar suas habilidades linguísticas de compreensão e produção, tanto escrita quanto oral. A maioria dos alunos gostou muito e queria continuar participando após o seu término. O prêmio principal que ganharam foi, certamente, a oportunidade de participar da Olimpíada e aprender muito. Parabenizo a cada um dos que participaram!”, destaca a Rejane.

A primeira colocação entre os participantes do Câmpus Aparecida de Goiânia foi do estudante Luiz Fernando Gomes Alvim, do 2º ano do curso Técnico em Química, com 15.530 pontos. Sua turma foi a que mais jogou, conquistando uma soma de 142.669 pontos pelos alunos participantes. O IFG Aparecida obteve ao todo 494.849 pontos. A professora Rejane receberá como premiação, além do certificado, um curso online no formato MOOC (Massive Open Online Course) e uma imersão em língua inglesa para professores em Salvador (BA), de 26 a 31 de janeiro de 2020.

Também obtiveram colocações de destaque no câmpus, os estudantes Agnaldo Batista da Silva Filho, Brenno Jhanick da Silva Ramos, Diana Xavier de Sousa, Geovanna Veloso da Silva, Haite Valeria de Oliveira, Lucas Silva Sampaio e Thiago Silva de Souza.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia