Psicologia Escolar

Live promove reflexão sobre queixas escolares

Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2020, 11h30 | Última atualização em Sexta, 03 de Julho de 2020, 21h04

A apresentação será conduzida na noite desta quarta-feira, 24/06, pela psicóloga e doutora em Psicologia Escolar Gisele Toassa, da UFG

Para uma reflexão sobre queixas escolares entre educadores, será realizada na noite desta quarta-feira, 24 de junho, a live "Culpabilização não é a solução - Contribuições da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski para compreender as queixas escolares". A apresentação será conduzida pela professora Gisele Toassa, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro da Associação Brasileira de Psicologia Educacional e Escolar (ABRAPEE-GO), às 20 horas, no canal YouTube "Sabores em Libras IFG".

Psicóloga e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, a professora Gisele Toassa tem um longo histórico de estudos e pesquisas sobre o tema a ser discutido na live. Sua apresentação contará com a presença de intérpretes, a fim de viabilizar a acessibilidade junto aos surdos que se interessarem pela proposta. Os inscritos receberão certificado de participação. As inscrições ainda podem ser feitas pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP/IFG), pelo link  https://bit.ly/37INqgW

Citando autores de referência na área, os organizadores do evento explicam que a culpabilização do indivíduo e o foco no desenvolvimento do “racional” e do “ativo” estão entre as raízes históricas das concepções sobre o que por muito tempo foi concebido como “fracasso escolar”. Atravessando conceitos ao longo do tempo, como fracasso escolar, problemas de aprendizagem, distúrbios de aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, insucesso escolar e, queixas escolares, por exemplo, os organizadores ressaltam o destaque dado por estudiosos sobre a importância de o aluno ser ouvido e de considerar o processo de construção e apropriação do conhecimento, o valor das interações sociais e da relação professor-aluno, as condições sociais, políticas e educacionais, além da busca de comprometimento dos docentes.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia