EJA

Cultura da Paz é tema de confraternização dos cursos EJA no encerramento do semestre letivo no IFG Aparecida

Publicado: Terça, 14 de Setembro de 2021, 17h28 | Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 11h20

O encontro contou com a presença de professores e alunos e se mostra como alternativa para fortalecer a aproximação no período de aulas remotas

A segunda edição do Happy Hour da EJA no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia reuniu na noite de sexta-feira, 10 de setembro, alunos de todas as turmas dos cursos técnicos integrados em Alimentos e em Modelagem do Vestuário. A atividade teve o tema “Cultura da Paz é no dia-a-dia” e marcou o encerramento do semestre 2021/1.

A professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria, uma das organizadoras da atividade, explica que a escolha do tema foi motivada pela importância do respeito às diferenças humanas e a necessidade da paz interior. “Em um contexto de tantos conflitos, imparcialidades e desrespeito com as diferenças humanas, optamos por manter e integralizar nossa atividade cultural em prol da paz, dando ênfase à paz interior, mesmo que o exterior esteja em constantes guerras”, explica.

Com quase todos os participantes vestidos de branco, o encontro foi mediado pela plataforma Google Meet. A programação contou com declarações de alunos e professores, além de uma apresentação musical conduzida pela professora Marisa Vento e pela aluna Rosângela Aparecida Pereira Bueno, do 5º período do curso de Modelagem do Vestuário.

Interação e aproximação

Para a diretora-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, o happy hour virtual é um momento muito positivo para a interação entre professores e alunos e entre os próprios alunos, que há praticamente dois anos só têm se encontrado para as aulas. “A característica descontraída do encontro favorece a aproximação”, afirmou a diretora.

Os coordenadores dos cursos EJA no IFG Aparecida também aprovaram a iniciativa. O coordenador do curso Técnico Integrado em Alimentos, professor Marcelo Francisco de Andrade, avalia que o objetivo da aproximação foi alcançado, destacando as apresentações de talentos de alunos e professores. “É muito bacana! E também é pensado para o fim do semestre letivo para simbolizar o fechamento de um ciclo com chave de ouro!”, sintetizou.

O professor Kelio Junior Santana Borges, coordenador do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário, considera que interações como as proporcionadas pela atividade realizada são importantes para alunos e professores, porque “traz um pouco de leveza para todos nós e alivia o peso de um semestre de aulas intensas”, conforme declarou. “Reunidos, mesmo que virtualmente, estamos tentando mantar os laços humanos que compõem o processo de formação oferecido por nossa instituição", completou Kelio.

Além da professora Joana e dos coordenadores dos cursos EJA, foram também organizadores do Happy Hour, os professores Gláucia Rosalina Machado, Elisângela Tavares e Régis Puppim.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia