Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Inclusão

Aquisição de escrita pela criança surda será abordada em palestra na sexta-feira, 28/01

Publicado: Segunda, 24 de Janeiro de 2022, 11h32 | Última atualização em Segunda, 24 de Janeiro de 2022, 11h32

Daniele Miki Fujikawa Bózoli, que é surda e Doutora em Linguística, vai falar da escrita de sinais SignWriting como suporte para o ensino de Português. O evento é uma organização do Núcleo de Estudos em Educação e Linguagem do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia

imagem sem descrição.

Será realizada nesta sexta-feira, 28 de janeiro  a palestra "A Importância do Signwriting como Suporte na Aprendizagem do Português Escrito na Educação Bilíngue de Surdos". A apresentação será ministrada por Daniele Miki Fujikawa Bózoli, Doutora em Linguística pela UFSC, e terá transmissão ao vivo pelo canal Conteúdo Bilíngue no YouTube.

O evento está sendo organizado pelos professores Josiane dos Santos Lima e Thiago Cardoso Aguiar, representando o Núcleo de Estudos em Educação e Linguagem do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia. Eles informam que a palestra vai refletir sobre o processo de aquisição de escrita da criança surda. Josiane e Thiago explicam que a  maioria das crianças surdas aprendem a escrita de uma língua à qual não têm acesso natural -- a língua oral. Essa língua representada tem uma estrutura muito diferente daquela que é aprendida naturalmente, a língua de sinais. Apalestrante traz a proposta de uso do SignWriting, uma escrita de sinais que representa a estrutura da Libras como suporte para o ensino de Português.

Daniele Miki Fujikawa Bózoli é graduada em Letras-Libras pela UFSC, possui Mestrado em Educação pela UEM e doutorado em Linguística pela UFSC. "Além disso, sua vivência como pessoa surda enriquece significativamente o diálogo sobre o tema e teremos uma boa oportunidade para conhecermos melhor as discussões sobre o uso do SignWriting", afirma o professor Thiago Aguiar.

A palestra será apresentada em Libras e terá tradução simultânea em Português.

Transmissão pelo YouTube - Canal Conteúdo Bilíngue

Inscrições para certificação: SUGEP


Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página