Pedagogia Bilíngue

Mostra vai divulgar estudos sobre Lev Vigotski e sua contribuição para a pedagogia contemporânea

Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2022, 11h57 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 15h12

O evento é organizado por disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e vai integrar palestra e exposição de banners

Um dia para conhecer um pouco mais o pensamento do psicólogo Lev Vigotski, considerado um dos principais teóricos da pedagogia contemporânea, será proporcionado a estudantes, professores e demais pessoas interessadas, por meio da mostra “O Vigotski que nós (não) conhecemos”, que vai integrar palestra e exposição de banners no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia. O evento, a ser realizado na segunda-feira, dia 8 de agosto, foi organizado pela disciplina optativa “Psicologia Histórico-Cultural”, sob responsabilidade da professora Alciane Barbosa Macedo Pereira, no curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG. Alciane é organizadora das duas atividades. Para se inscrever basta clicar aqui ou entrar pelo Sugep: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/

A exposição de banners estará à disposição de visitantes no piso térreo do Bloco C, das 17 às 19 horas.  Os trabalhos foram elaborados por alunos e alunas do 5º e do 7º períodos do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e de duas intérpretes de Libras (confira nomes no final da matéria), que estarão no local para explicações sobre o conteúdo de seus trabalhos e para responder a perguntas dos visitantes. Para aprofundamento do assunto junto ao público interessado, começa às 19 horas no miniauditório C, a palestra com a professora Gisele Toassa, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ela é psicóloga, fonoaudióloga, mestre em Educação, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e pós-doutora pelo Program of History and Theory of Psychology, da York University (Canadá).

Aprendizagem e o papel da escola

Lev S. Vigotski é autor da teoria Histórico-Cultural, que trata do efeito da interação social, da linguagem e da cultura na origem e no desenvolvimento do psiquismo humano. O papel da escola no desenvolvimento mental das crianças também integra os estudos de Vigotski.

A professora Alciane Barbosa Macedo Pereira explica que o objetivo da mostra é divulgar a psicologia histórico-cultural de Vigotski, que fundamenta a disciplina ministrada por ela no curso de Pedagogia Bilíngue. A professora informou que o nome dado ao evento foi extraído de uma reflexão conduzida pelo pesquisador Anton Yasnitski, que aborda o legado escrito de Vigotski e a cronologia de composição dos seus principais trabalhos.

Expositores

A exposição de trabalhos em formato de banner foi preparada e será conduzida pelos estudantes Cristiane Pereira Dias, Ewelly Glennnya Tavares Silva, Geovercina Dias da Conceição, Glauciene Pereira dos Reis de Souza, Ingredy Batista Rodrigues, Iracema Aleixo Chaveiro Moura, Isabel Dalite Oliveira de Sousa, Joiciara Ribeiro da Silva, Josiane Fabricio Belem Ferreira, Julyanne Grazielle Rocha Lima, Karla Katiuska Batista Santos, Kassiomária Dias Miranda, Lucas Moreira da Silva, Lucas Santos de Souza, Marivânia de Jesus Farias, Naiane Deusmara Vicente Ferreira, Priscila Ribeiro da Silva, Priscilla Dias Martins Borges, Rodrigo Silva Pacheco, Rosaria Luciane França Duarte, Talita da Luz Neto, Thatiana Faleiro Novais e Vitoria Pereira de Souza. Participam também como expositoras as intérpretes de Libras Cátia Dias Marques, Marly Rodrigues da Silva Souza, do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG.

Inscrições e certificação

Para participar do evento e receber certificação, as pessoas interessadas podem se inscrever aqui.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia