Reflexões sobre o mundo do Circo compõem nova edição da revista Incomum

Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2022, 11h28 | Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2022, 11h38

O periódico do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação, Profissionalização e Comunidades do IFG apresenta artigos e relatos de experiência de autoras e autores de diferentes regiões do país

O mundo do circo é tema de reflexão da mais nova edição da revista Incomum: Dossiê Circo. Publicada neste mês de agosto, a edição está trazendo artigos acerca de pesquisas acadêmicas, processos formativos e de criação, além de relatos de experiência sobre a trajetória de grupos e artistas-pesquisadores do circo brasileiro, produzidos por autoras e autores de diferentes partes do país. O periódico apresenta um diversificado panorama de fazeres e pensares que circundam a atividade circense na atualidade. A idealização e organização do Dossiê Circo é dos pesquisadores Lua Barreto e Rodrigo Mallet.

Na apresentação da edição, os professores Tainá Barreto e Roberto Rodrigues, do curso de Licenciatura em Dança do IFG e integrantes do grupo de Grupo de Pesquisa em Arte, Educação, Profissionalização e Comunidades - Incomum, destacam que o objetivo do Dossiê Circo é fortalecer e dar visibilidade às redes de trabalho que compõem o mundo do circo. Tainá e Roberto discorrem sobre a riqueza de conteúdo dos trabalhos que integram a edição:

“O dossiê é aberto “com graça” reunindo três textos em torno da comicidade e dos fazeres da palhaçaria. Através da pergunta “qual o seu nome (de palhaço), palhaço?”, Romulo Santana Osthues analisa os processos semânticos no ato da nomeação de palhaços. Já Vitória Goll Marafigo, escreve sobre a figura da mulher artista no circo-teatro e na comicidade, jogando luz na experiência do grupo curitibano Comparsaria Cênica. Para pensar a construção corporal do palhaço por um viés não eurocêntrico e em diálogo com corporeidades indígenas, Klindson Cruz apresenta uma pesquisa bibliográfica que relaciona a figura dos Hotxuás ao campo da palhaçaria.

No campo da formação, o trabalho de Felipe e Ligia Maria Braccialii trazem reflexões sobre os benefícios da atividade circense nos processos de inclusão da pessoa com deficiência. Já Isabel Almeida Macari faz uma revisão crítica da BNCC, analisa planos de ensino e aponta como a atividade circense pode integrar a vida escolar em diálogo mais efetivo com outras áreas de conhecimento.

Erminia Silva e Daniel de Carvalho Lopes nos revelam uma surpreendente viagem histórica ao Brasil oitocentista analisando a atuação do Circo Grande Oceano de Spalding e Rogers nos anos de 1862 e 1863, buscando dimensionar a potência empresarial dessa companhia e a sua imersão na cidade do Rio de Janeiro. Em seguida, o trio composto por Marcos Antonio Bortoleto, Diego Leandro Ferreira e João Gabriel Nunes traz um estudo sobre a importância dos processos de planejamento e montagem de equipamentos para prática das modalidades aéreas no circo, chamando a atenção para a crescente demanda por formação específica de técnicos e montadores, bem como a urgência de desenvolvimento de protocolos de trabalho seguro.

A multiartista Poema Mühlenberg compartilha sua trajetória num ensaio recheado de visualidades, apresentando a experiência estética e formativa da Cia Nós no Bambu, de Brasília-DF, precursora no trabalho com o Sistema Integral Bambu. Fechamos o dossiê com o relato de experiências de Marcela Laino, Carolina Matoso e Erminia Silva que, através do encontro oportunizado por um grupo de estudos virtual durante a pandemia, vêm potencializando ações e reflexões que relacionam os campos circenses e da psicologia.”

A Incomum Revista

A revista Incomum é um periódico da área de Artes do Instituto Federal de Goiás, sob a gestão do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação, Profissionalização e Comunidades -- Incomum. A publicação recebe trabalhos originais no formato de artigos, ensaios visuais, escritas performáticas, resenhas, relatos de experiência/pesquisa, dentre outros, entendendo a diversidade das práticas artísticas e artístico-pedagógicas. O objetivo principal da revista é promover e publicar trabalhos na área de Artes com discussões voltadas a seu ensino e profissionalização no âmbito da educação formal e não-formal. al.

Acesse a Incomum Revista:

Edição atual - Dossiê Circo

Todas as edições