Café com Atitude

Na terça-feira, 22, o Café Atitude Investigativa falará sobre Educação Infantil

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 19h48 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2017, 09h26

Professores e estagiários dos CMEIs de Aparecida de Goiânia vão participar do evento

A próxima semana será bastante movimentada no IFG Aparecida de Goiânia. Na terça-feira, 22, às 18h30, acontece mais uma edição do Café Atitude Investigativa, que neste encontro trará o tema da Educação Infantil e da postura científica que pode ter o professor, enquanto está em seu ambiente de trabalho. O Café Atitude Investigativa é um projeto de extensão, criado pelos professores do câmpus Aparecida de Goiânia e voltado aos alunos dos cursos de licenciatura do Instituto e da cidade.

Café com CMEI

Segundo a coordenadora do projeto, Profa. Késia Mendes, esta será uma edição muito especial do projeto, porque estarão presentes os professores dos CMEIs de Aparecida de Goiânia e os alunos que foram e estão sendo estagiários nesses Centros Municipais de Educação Infantil. Késia explica: “Nossa disciplina de estágio, junto aos alunos das licenciaturas do câmpus, tem uma proposta diferenciada. Nós não usamos as escolas da rede para serem somente campo de estágio. Nós oferecemos às escolas que se interessam em receber nossos estudantes como estagiários, uma contrapartida muito importante, que são os cursos de Formação Continuada Em Serviço. Ou seja, uma capacitação de até 12 horas, que o professor que cede seu horário em sala de aula para o estagiário se tornar o regente, tem a possibilidade de cursar, no seu próprio horário de trabalho, sem necessitar dispender de tempo e de deslocamentos pra fazer o seu aperfeiçoamento. Os professores do IFG Aparecida é que são os instrutores dessa Formação, o que garante uma troca de conhecimentos essencial para que as redes se aproximem e interajam.”

Postura Científica

Em cada edição do Café Atitude Investigativa são convidados palestrantes que abordam o tema daquele encontro. Desta vez, quem estará no evento será a Profa. Pollyanna Rosa Ribeiro, que há pouco lançou o livro “Projetos de Trabalho na Educação Infantil”, uma obra conjunta entre Pollyanna e a Profa. Keila Andrea Santiago Oliveira. A palestra que ela irá proferir chama-se “A investigação do cotidiano e a documentação pedagógica” e será um relato sobre o uso dos registros que ela fez enquanto professora de CMEI , chamados de documentação pedagógica, pra escrever um livro. Segundo Késia Mendes, a proposta é mostrar aos professores de educação infantil que se eles usarem de maneira coerente os registros pedagógicos, eles também podem escrever livros e podem divulgar, socializar, os seus relatos. Trata-se de criar uma postura científica, uma atitude investigativa, diante da profusão de conteúdos que se apresentam no dia a dia do professor.

COMO PARTICIPAR?

Ainda estão abertas as inscrições para o Café Atitude Investigativa da próxima semana, que inclusive vale como horas complementares para os participantes, que receberá um certificado eletrônico, por meio do Sistema de Gestão de Eventos do IFG.

Para se inscrever, acesse: https://goo.gl/S9dj2s

O evento também é aberto à comunidade externa ao câmpus.

Mais informações: 62 3507 5950 / 5972

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia