EJA

Docentes do IFG Aparecida ministram curso de extensão a professores de escolas municipais

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 16h07 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 16h33

O curso tem foco na Educação de Jovens e Adultos e está sendo ministrado em duas escolas

Cinco professores do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG estão ministrando em duas escolas da Rede Municipal de Goiânia um curso de Formação Continuada a professores em serviço, com temas voltados à realidade educacional da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Coordenado pelas professoras Késia Mendes Barbosa Oliveira, Alciane Barbosa e Aleir Ferraz Tenório, o curso de extensão “Diálogo Formativo: Formação Continuada de Professores em Serviço” está sendo oferecido em cinco encontros, de 16 de novembro a 14 de dezembro.

“Nós entendemos que a instituição de educação básica contribui com a formação dos nossos professores, na medida em que ela abre as portas da escola e das salas de aula pra receber os nossos alunos pra fazer estágio. E nós queríamos deixar para essa instituição uma contrapartida. Vamos até lá para dialogar e contribuir com a formação dos professores dessa escola”, explica a professora Késia sobre o curso. Ela conta que a parceria com as escolas é uma iniciativa pioneira entre o eixo Ensino, por meio da disciplina “Estágio Curricular Supervisionado”, e o eixo Extensão, por meio do diálogo formativo com os professores da rede municipal no espaço da escola. Os primeiros encontros estão sendo realizados na Escola Municipal Vila Rosa e terá ciclo de debates na Escola Municipal Moacir Monclair. A ação terá continuidade em outras escolas de Goiânia e de Aparecida de Goiânia ao longo de um ano.

Os temas que estão sendo trabalhados no curso abordam as questões consideradas mais relevantes pelos professores, envolvendo proposições relacionadas a estudantes da modalidade EJA. O curso será desenvolvido sempre nas noites de quinta-feira e inclui discussões sobre avaliação da aprendizagem e relações étnico-raciais, entre outros assuntos (confira a programação abaixo).

Coautores

A professora Késia destaca que um ponto muito positivo na metodologia do curso é que ele não chega pronto ao público-alvo, que são os próprios professores. “A gente se reúne, problematiza, olha pra realidade escolar, para suas demandas e, a partir disso, é que os professores escolhem quais são os temas mais relevantes, que vão contribuir com a sua prática pedagógica”, afirmou. Dessa forma, de acordo com Késia, os professores são coautores dessa formação.

Para as professoras Alciane e Aleir essa formação contribui no sentido de consolidar o curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue como uma das referências no diálogo com a Educação Básica das Redes Municipais de Ensino de Aparecida de Goiânia e de Goiânia, na discussão sobre a formação de professores para temáticas da atualidade. Neste semestre a discussão em foco é a Educação de Jovens e Adultos e todos os desafios que essa modalidade constitui.

O ciclo de debates, ainda como ação da disciplina “Estágio Curricular Supervisionado”, envolve temas voltados à educação de surdos e à Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos (EAJA), sob coordenação da professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes e com participação do professor Thiago Cardoso Aguiar, da  professora Josiane dos Santos Lima (coordenadora do curso Técnico Integrado em Panificação - EJA no IFG Aparecida de Goiânia), e da professora Márcia Friedrich (representante da Gerência da Educação Fundamental - SME, do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa - PNAIC e Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Padrão). “A contrapartida é um momento importante no Estágio. Nesse tempo destinado à reflexão, é possível propiciar aos agentes envolvidos nos processos de Ensino e Aprendizagem uma oportunidade de apresentar suas diferentes perspectivas e olhares sobre a EJA”, comenta a professora Waléria.

16/11 – Olhares da EJA sobre Avaliação da Aprendizagem

23/11 - Olhares da EJA sobre as Relações Énico-Raciais

30/11 - Olhares da EJA sobre Produção do Fracasso Escolar

07/12 - Olhares da EJA sobre Teorias da Aprendizagem

14/12 - Olhares da EJA sobre Cultura e Formação Humana

Temas do Ciclo de Debates

EAJA Como espaço de Inclusão.
Márcia Friedrich da Gerência da Educação Fundamental - SME; PNAIC Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa e Coord. Curso de Pedagogia da Faculdade Padrão

EAJA - Limites e Perspectivas
Josiane dos Santos Lima - Coordenadora do Curso Técnico Integrado em Panificação - EJA / IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia

EAJA - Educacao de Surdos em foco.
Thiago Cardoso Aguiar - professor no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia e coordenador do Curso Sabores em Libras.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia