Dança

Professora argentina conversa sobre Dança e Artes com professores e estudantes do IFG Aparecida

Publicado: Quinta, 16 de Agosto de 2018, 12h56 | Última atualização em Segunda, 03 de Setembro de 2018, 16h34

Patricia Dorin é Secretária de Extensão e Bem estar do Departamento de Artes do Movimento da Universidad Nacional de las Artes – UNA, que firmou convênio de parceria com o IFG em 2017

Professora Patricia Dorin, no seminário  “A dança como documento – Memória e Arquivo”, realizado no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG
Professora Patricia Dorin, no seminário “A dança como documento – Memória e Arquivo”, realizado no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG

Professores da área de Artes e estudantes do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG estão participando de seminário, reuniões e palestras sobre Dança e Artes com a professora e Secretária de Extensão e Bem estar do Departamento de Artes do Movimento da UNA, Patricia Dorin. Os diálogos com a professora argentina estão sendo realizados no IFG Aparecida e integram ações de parceria entre as duas instituições, o que já proporcionou a vinda de duas intercambistas argentinas para o Câmpus Aparecida de Goiânia e tem outros trabalhos previstos.

Patricia Dorin conduziu na noite desta quarta-feira, 15, o seminário “A dança como documento – Memória e Arquivo”. Referenciando-se em autores como Victoria Perez Royo, Michel Foucault, Jacques Le Goff e outros, a ministrante falou da amplitude do conceito de arquivo, que inclui textos, mapas, cartas, restos arqueológicos, vídeos e outras formas, incluindo também o próprio corpo humano. A noção de corpo como arquivo existe, por exemplo, na coreografia, e é um arquivo em movimento, pois está sempre a reinventar-se, a partir de sua história e de suas técnicas. Citando a pesquisadora Diana Taylor, que atua na área de estudos da performance, Patricia Dorin destacou que o repertório representa a memória encarnada e requer presença, pois é encontrado no efêmero, como em gestos, oralidade e movimentos, entre outras formas.

Ensino de dança e artes

A professora Patricia Dorin foi recepcionada no Câmpus Aparecida de Goiânia pela diretora-geral, professora Ana Lucia Siqueira, em seu gabinete, para uma reunião da qual também participaram a coordenadora do curso de Licenciatura em Dança, professora Rousejanny Ferreira; o gerente administrativo Divino Alvarenga; o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor José Renato Masson; o chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Eduardo Carvalho de Rezende; e os professores Luciana Gomes Ribeiro, Adriana Paes Lemes, Alexandre Guimarães e Roberto Rodrigues. No encontro, eles conversaram sobre as especificidades do ensino de artes na Argentina e no Brasil. Patricia Dorin presenteou o IFG Aparecida com exemplares do livro “XI Jornadas de Investigación em Danza 2018 – arquitecturas del tempo”.

A agenda da professora Patricia Dorin no IFG Aparecida inclui duas reuniões nesta quinta-feira, 16, com professores de arte do Câmpus e com alunos do curso de Licenciatura em Dança. Na sexta-feira à tarde, ela tem uma mesa-redonda com professores do IFG para discutir a pesquisa em arte no ensino superior.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia