Câmpus Anápolis instala sua usina solar fotovoltaica

Publicado: Segunda, 18 de Março de 2019, 15h19 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 17h01

Projeto trará significativa economia pela diminuição da conta de energia elétrica do Câmpus

Está sendo instalada no Câmpus Anápolis do IFG a usina solar fotovoltaica de 100KWp, que faz parte de projeto “Eficiência Energética e Minigeração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG”, coordenado pelo professor Ghunter Paulo Viajante, do Câmpus Itumbiara. A iniciativa beneficiará 12 câmpus do IFG e a previsão de conclusão das obras de instalação da usina no Câmpus Anápolis é do dia 13 de maio, sendo que até o dia 30 de maio as obras deverão estar concluídas em todos os câmpus.

A primeira etapa do projeto, já concluída, consistiu na substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de led, mais eficientes. A instalação dos painéis faz parte da segunda fase, que já está sendo finalidada. Foram colocadas as ferragens/perfilados sobre os telhados e está sendo feita a conclusão da montagem dos painéis fotovoltaicos. A terceira e última etapa envolverá o monitoramento e comissionamento (testes) dos equipamentos e a conexão com a rede da concessionária ENEL.

De acordo com o professor Ghunter, “além dos aspectos econômicos relacionados à diminuição da conta de energia, o projeto também promoverá a capacitação laboratorial de estudantes, docentes e servidores das duas instituições participantes, IFG e ENEL”. Além disso, o coordenador destaca que “o projeto prevê, ainda, a aquisição de diversos equipamentos e softwares para a implantação de um Laboratório de Eficiência Energética e Energias Renováveis, além de bolsas de Iniciação Científica, estágio e mestrado”.

Confira a galeria de fotos no Facebook.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis