JIF GOIÁS

Edição on-line reforça papel da educação física na formação dos estudantes

Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 18h10 | Última atualização em Terça, 06 de Outubro de 2020, 16h59

Webinares tratam de temas abrangentes: da reformulação curricular ao esporte como elemento de humanização

O reitor do IFG, professor Jerônimo, e o coordenador da Comissão Organizadora, professor Fabrício, abriram oficialmente a edição 2020 do JIF

Os Jogos do Instituto Federal de Goiás (JIF Goiás 2020) foram abertos oficialmente na tarde desta quinta-feira, 17, em solenidade virtual com a presença do reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, e do coordenador da Comissão Organizadora, professor Fabrício Cardoso da Silva. Ambos ressaltaram a especificidade dessa edição que, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus, foi programada para ser totalmente on-line.

O reitor do IFG disse que todos queriam atividades esportivas presenciais, mas destacou que os desafios impostos pela pandemia provocada pelo novo coronavírus levaram a novas práticas e, principalmente, à reflexão sobre o futuro. Segundo ele, os debates realizados pelos professores de Educação Física e alunos vão gerar propostas da área para 2021 e essas propostas serão consideradas pela gestão.

Falando em nome da Comissão Organizadora do JIF 2020, Fabrício Cardoso disse que os professores da área fizeram um grande esforço para contemplar os estudantes do IFG e destacou que os jogos não são somente competição, mas também formação. Segundo ele, poucos se lembram dos campeões dos anos anteriores, mas todos têm muitas histórias para contar.

A solenidade de abertura foi realizada às 15h30 horas. Em seguida, teve início “Encontro dos estudantes JIFgeanos: Jogando em um novo contexto”, com o webinar “Esporte e suas contribuições para a formação da juventude”, com a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Fernanda Cruvinel, mediado pelo professor Willian Batista dos Santos, diretor de Ações Sociais da Pró-Reitoria de Extensão do IFG.

Fernanda destacou que o objeto da Educação Física na escola é cultura corporal,(ginástica, jogos, dança, lutas e esportes) e que esta cultura é importante na formação de sujeitos autônomos, que podem escolher o que vão fazer. Ressaltou também o papel do esporte no processo de humanização, a partir da disseminação de valores, como respeito, ética e solidariedade.

Encontro

As atividades do JIF 2020, começaram na quarta-feira com o webinar “Educação Física em tempos de pandemia”. O Pró-reitor de Extensão, Daniel Silva Barbosa deu as boas-vindas aos presentes e ressaltou a particularidade desta edição do evento e dos demais que serão realizados ainda neste segundo semestre, exclusivamente on-line. “Nós todos temos compreensão do que estamos passando, neste momento de pandemia, mas nem por isso deixamos de pautar a nossa defesa da educação pública. Desejo um bom evento, que a gente vá aprendendo”, falou. Participaram do webinar como convidados os professores de Educação Física do Câmpus Inhumas, Guenther Carlos Feitosa de Almeida, e do Câmpus Aparecida, Augusto Cesar Vilela Gama. A mediação foi da professora Estefânia Ferreira Costa Machado, do Câmpus Jataí.

Na manhã desta quinta-feira, foi realizado o webinar sobre reformulação curricular e Educação Física, com os professores Néri Emílio Soares Júnior, do IFG (Câmpus Aparecida), e Antônio Azambuja Miragem, do IF Farroupilha. O professor Néri afirmou que uma discussão deve ser feita nas instituições: saber qual é o tipo de currículo integrado que o Instituto quer desenvolver. O professor Antônio fez uma reflexão sobre o processo de adequação curricular no IFG como paralelo ao processo de legitimação da educação física em si. "O quanto estamos investindo tempo para buscar soluções nessa temática relacionada ao componente curricular, em diálogo e interlocução com os atores do processo educativo – coordenadores de cursos, gestores e outros?", questionou. A mediação do webinar foi feita pelo professor Fernando Henrique Carneiro, do Câmpus Inhumas.

O JIF 2020 encerra-se nesta sexta-feira, 18, às 16 horas com o webinar “CrossFit – a metodologia do condicionamento físico”. A palestra virtual será ministrada pelo professor e empresário do mundo fitness, Thiago Borges. O link de acesso é Link: https://www.youtube.com/watch?v=saTR7lG4Qh8

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.