Câmpus Águas Lindas realiza o IV Dia Nacional do Cerrado

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 13h45 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 16h18

Evento abordou o tema em diferentes áreas de conhecimento como forma de alertar sobre a importância do bioma

Corpo de Bombeiros de Águas Lindas falou a respeito dos incêndios na época seca e a atuação da corporação no município

Com uma área que abrange em média 22% do território nacional, conhecido como o berço das águas, o cerrado teve o seu dia comemorado nessa quarta-feira, 11 de setembro. E para celebrar o Dia Nacional do Cerrado, o Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) preparou uma ampla programação em sua quarta edição do evento, como forma de reforçar a importância desse bioma para o país.

A manhã dessa quarta-feira iniciou com duas mesas redondas: O Cerrado e suas Interfaces: biodiversidade e atuações do Corpo de Bombeiros, com o professor Herick Soares e o Corpo de Bombeiros de Águas Lindas, que discorreu a respeito dos incêndios na época seca e a atuação da corporação no município. E O Cerrado, antes dos "Inhambus, das juritis, das siriemas!" agora do agronegócio(?): as transformações do pós 1970, com a professora Vera Lúcia Salazar Pessôa (UFG).
O evento mais uma vez abriu a porta do campus para comunidade externa, contando com a presença de estudantes do campus Senador Canedo do IFG, e também do 6º ano do Colégio Estadual de Águas Lindas.
A programação do IV Dia do Cerrado prosseguiu no período vespertino com as oficinas e minicursos: Saberes Atrelados ao Cerrado (prof.ª Jeane Kelly e prof.ª Fernanda Navarro), O Cerrado vai sumir do mapa (prof. Rafael Monteiro), As plantas do cerrado e suas adaptações (prof. Raphael Matias), Literatura e Cerrado: Encontro em conto goiano (prof.ª Karine Leite e prof. Thiago André), Panorama epidemiológico de intoxicações por agrotóxicos no território nacional e estado de Goiás (prof. Hélio Junior) e a exposição Poéticas da natureza: literatura e visualidade da paisagem cerradina (prof.ª Ana Paula Gomes e prof.ª Maryella Sobrinho).

Exposição "Literatura e visualidade da paisagem cerradina"

O coordenador do curso de Meio Ambiente, professor Leonardo Ramos, conta que a programação foi pensada ainda na Semana de Planejamento Pedagógico, e procurou abordar o tema em diferentes áreas de conhecimento. "O cerrado é berço das águas de inúmeros rios importantes e vem sendo devastado nos últimos anos, pensar na sua importância, preservação e manutenção é pensar na manutenção da água disponível para nós no futuro”, declara.
O estudante do terceiro ano de Meio Ambiente, Eliabe Vieira, conta que essa foi a primeira vez que trabalhou como monitor de evento, e que a ocasião serviu para apresentar aos estudantes o que é o bioma. “Muitos pensam que o cerrado é desértico e sem função, mas na verdade suas águas chegam a atingir países vizinhos”, relata, afirmando que a experiência acrescentou em sua formação.
O IV Dia Nacional do Cerrado finalizou com um lanche que agregou estudantes e docentes. “É compensador ver o resultado do evento, os nossos monitores foram brilhantes, gostaria de agradecer a todos aqueles que contribuíram para sua realização”, acrescenta o professor Leonardo.

Confira as fotos do IV Dia Nacional do Cerrado.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas