PROJETOS INTEGRADORES

Estudantes de Meio Ambiente realizam exposição de pinturas feitas a partir de pigmentos naturais

Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 12h30 | Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 14h04

A maior parte das tintas que conhecemos hoje é resultado de um processo químico que envolve, basicamente, resinas, pigmentos, diluentes e aditivos. Mas há formas mais antigas de se desenvolver as tintas sem o uso de produtos químicos, a partir de ingredientes disponíveis na natureza, e essa é a proposta da disciplina de Projetos Integradores em Artes e Química, ministrada pelas professoras Kelly Rejane e Pollyanna Brito.

O processo criativo se deu por meio da exploração, pesquisas e descobertas de elementos da natureza, pelos estudantes do segundo ano do curso técnico integrado em Meio Ambiente. E o resultado foi uma exposição de pinturas feitas a partir de pigmentos naturais de beterraba, cenoura, pétalas de flores, açafrão, urucum e outros.

A exposição foi realizada no dia 27 de março, no corredor do pátio acadêmico do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG), onde permanecerá ao longo do semestre.

A professora Pollyanna explica que, no primeiro momento, foi realizado o processo da extração da tinta, no laboratório de Química, e posteriormente foram feitos os desenhos.  "A tinta é uma mistura de dois elementos: pigmento e aglutinante. O pigmento é o que confere a cor à tinta, e o aglutinante é o que une as partículas fazendo a tinta aderir à superfície", explica.

A aluna Cinthia Evangelista conta que pesquisou algumas inspirações para o seu desenho e iniciou o processo de criação da tinta de beterraba. Apesar da tinta não sair da forma que gostaria, ela usou tintas emprestadas de seus colegas e o resultado foi o cogumelo do jogo do Mário. “Apesar de achar que as matérias não combinam, eu gostei da produção de tintas naturais e tenho boas expectativas para os projetos futuros”, declara.

Veja mais fotos da exposição.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas