Gestão

Momento de sensibilização para o Congresso Institucional é realizado no Câmpus Águas Lindas

Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 18h49 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h41

Até o final deste ano os cadernos de propostas devem ser finalizados para divulgação e consulta pública

Fique por dentro do Congresso Institucional! Acesse aqui a apresentação criada pelo professor Gustavo Melo.

Na tarde desta sexta-feira, 29, servidores e estudantes do Câmpus Águas Lindas estiveram envolvidos em um momento de sensibilização para o Congresso Institucional, que será realizado no início de 2018 para discutir e definir o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2018/2022), o Estatuto e o Regimento Geral do Instituto Federal de Goiás (IFG). A atividade foi dirigida pelo professor Gustavo Melo, representante da Comissão Central Sistematizadora (CCS) do Congresso Institucional.

O professor realizou uma apresentação que introduziu os principais conceitos envolvidos na discussão e definição de um novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e de um Estatuto e Regimento Geral para o IFG. Ele falou dos princípios norteadores previstos no Estatuto atualmente, bem como dos objetivos, finalidades e características do IFG mencionadas nesse documento. Também foi abordada a estrutura administrativa básica prevista no PDI e no Estatuto. Foi ressaltada ainda a importância do PDI como instrumento que  define a missão da instituição e suas estratégias para alcançar suas metas e objetivos. O professor destacou, por fim, que atualmente o IFG possui uma minuta do Regimento Geral que está em vias de aprovação.

Metodologia do Congresso Institucional

A formação dos Grupos de Trabalho Temáticos Locais deverá ser realizada até o dia 6 de outubro. Entre em contato com a Comissão Organizadora Local para fazer parte do Grupo de seu interesse!

A fim de possibilitar uma discussão organizada de todos os assuntos, o professor explicou que foi criada uma metodologia para o desenvolvimento do Congresso Institucional do IFG, a qual consiste na discussão nos câmpus, sob a coordenação das Comissões Organizadoras Locais, que formarão Grupos de Trabalhos Temáticos Locais (GTTL), contemplando, no mínimo três membros, com representação de discentes, técnico-administrativos e docentes.

O envio do Cronograma de Trabalho pelas comissões locais para a comissão central deverá ocorrer até o dia 11 de outubro.

Os GTTLs trabalharão em seis eixos, que envolvem Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, incluindo os eixos transversais Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) e Estatuto. Os resultados de cada um desses eixos serão minutas de cadernos temáticos, que posteriormente serão discutidas e aprovadas em Plenárias Locais, nas quais também haverá a Eleição de Delegados para representarem os respectivos câmpus no Congresso Institucional, que ocorrerá em Goiânia, sobre a coordenação da Comissão Central Sistematizadora.

No Congresso Institucional serão criados Grupos de Trabalho Temático Geral (GTTGs) que sistematizarão as propostas dos câmpus, a fim de evitar duplicidades, em relação aos temas Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Tal material, após sistematizado, será levado à Plenária do Congresso Institucional, a qual contará com a atuação dos delegados. Na Plenária também serão tratados, de forma direta, os temas transversais: Projeto Político Pedagógico Institucional e Estatuto.

As propostas aprovadas na Plenária serão depois enviadas à Comissão Central Sistematizadora, que continuará seu trabalho após o Congresso Institucional, com a redação das minutas dos novos PDI, PPPI, Estatuto e Regimento Geral. Essas minutas serão, em seguida, submetidas ao Conselho Superior para aprovação.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas