Certificação do Ensino Médio no IFG

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 11h38

O Instituto Federal de Goiás (IFG) é uma das instituições de ensino credenciadas pelo Ministério da Educação a fazer a certificação do Ensino Médio com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Está prevista para esta quarta-feira, 18 de janeiro, a divulgação antecipada das notas do Enem 2016 e, com isso, a Coordenação de Registros de Diplomas da Pró-Reitoria de Ensino do IFG já está preparada para a emissão dos certificados. No entanto, para fazer a solicitação o interessado precisa observar alguns requisitos.

Resolução nº 056, de 3/11/2014, regulamenta essa questão no IFG.

Podem solicitar a Certificação do Ensino Médio com base no Enem aqueles que:

- não tenham concluído o Ensino Médio;

- tenham indicado, no ato da inscrição, a pretensão de utilizar os resultados de desempenho do Enem para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio e o IFG como Instituição Certificadora;

- 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem;

- tenham atingido, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento;

- tenham atingido, no mínimo, 500 pontos na redação.

O interessado na certificação deve ter indicado o IFG (e o câmpus de sua preferência) no ato da inscrição do ENEM. Para requerê-la, ele deverá comparecer na Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares (Corae) do câmpus indicado, portando os documentos necessários (originais e cópias).

- Carteira de Identidade;

- Certidão de Nascimento ou Casamento;

- CPF;

- comprovante de endereço, com CEP;

- Título de Eleitor;

- declaração de quitação com a Justiça Eleitoral (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral );

- boletim individual de resultado referente ao Enem, expedido pelo Inep.

Também deve ser apresentado o requerimento devidamente preenchido e assinado pelo solicitante (ou representante legal, munido de procuração reconhecida em cartório); declaração individual que ateste não haver concluído o Ensino Médio e autorização individual para a utilização do resultado do Enem para emissão do certificado de conclusão do ensino médio.

Prazo

A Certificação do Ensino Médio com base no Enem está regulamentada no IFG pela Resolução nº 056, de 03/11/2014. O certificado de conclusão do ensino médio com base no ENEM é um documento com validade nacional, que reconhece que o participante do Enem cumpriu, na íntegra, todos os componentes curriculares do núcleo comum do Ensino Médio. Depois de apresentada a solicitação, o IFG tem 45 dias de prazo para expedir o certificado.

Há também a declaração de proficiência, que é a certificação parcial que comprova que o participante atingiu a pontuação mínima necessária em uma das áreas de conhecimento avaliadas no ENEM.

Coordenação de Registros de Diplomas/Diretoria de Comunicação Social.