Solenidade

Departamento de Área Acadêmica realiza a primeira certificação do ensino médo EJA do câmpus

Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2019, 17h52 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 16h03

A cerimônia reuniu 22 formandos dos dois cursos ofertados na modalidade Educação para Jovens e Adultos

Uma noite para ficar marcada na história do Edivaldo, da Clarice, do Luís, da Maria e dos outros 18 concluintes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de Edificações e Manutenção e Suporte em Informática na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) do Câmpus Formosa. Foi nesta sexta-feira, 5 de abril, no Teatro Guaiá, que familiares, amigos e servidores do câmpus prestigiaram os formandos.

Compondo a mesa da solenidade estavam, além do diretor-geral, Murilo de Assis Silva, e do chefe do Departamento de Área Acadêmica, Thiago Gonçalves Dias, as coordenadoras dos cursos de Edificações e Manutenção e Suporte em Informática, professoras Daniele Gonçalves Dias e Karen Cristina Costa do Nascimento; a madrinha e o padrinho das turmas, professores Regiane de Jesus Costa e Oberdan Quintino de Ataídes. Também participaram o técnico em Assuntos Educacionais do Câmpus Senador Canêdo, Fernando Henrique Ferreira Cardoso, e o tecnólogo em Construção de Edifícios, Alexandre Camozzi .

As dificuldades por que passam os estudantes da Educação para Jovens e Adultos foi lembrada por todos. A oradora das turmas, Helén Maria Luiz da Silva, do curso de Manutenção e Suporte em Informática, falou sobre os empecilhos encontrados na trajetória. “Somos alunos da EJA, alunos que por algum motivo na vida deixaram os estudos na infância ou na adolescência, mas com o passar dos anos, alguns com mais de 20 anos depois, sentiram o desejo de voltar a estudar e encontraram o IFG de portas abertas, com um ensino de qualidade e um curso técnico”, declarou ela.

Após o juramento realizado por todos, coordenado pela juramentista Iris Regina de Abreu, o chefe de Área Acadêmica, professor Thiago, discorreu sobre a aprendizagem adquirida com o grupo da EJA. “Fico muito feliz em por dizer que eu trabalho com os cursos da EJA desde 2010. O que me emociona muito é conhecer pedaços das vidas de muitos aqui. Teve gente com problemas que não dá para mensurar, mas teve força de vontade, acreditou no sonho, acreditou nos colegas, se apoiou nas diversas coisas que aconteceram que deram este suporte e com louvor estão concluindo o curso”, parabenizou.

O momento emocionante trouxe falas voltadas para a realização de sonhos, persistência, determinação e coragem. A coordenadora de Edificações, professora Daniele, disse que teve a oportunidade de conhecer muitas histórias e que sabe “da luta de muitos deles, do que tiveram que passar, da determinação”. A coordenadora de Informática, professora Karen, encorajou os concluintes a fazerem uma graduação e continuarem com os estudos. Para a madrinha da turma, professora Regiane, “a EJA é um tempo de recomeçar, de se refazer”. O padrinho, professor Oberdan, falou do papel do IFG na formação de cidadãos, do dever de ofertar e garantir o acesso aos cursos EJA. Além deles também discursaram os convidados especiais, Fernando Henrique e Alexandre Camozzi.

Após a entrega simbólica dos certificados, o diretor-geral do Câmpus, professor Murilo, encerrou a solenidade reafirmando a política do IFG, firmada na lei de criação, e apresentando a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica em números. Segundo o diretor, são 330 cursos EJA em 11 mil cursos existentes em toda a rede. “Esta cerimônia de certificação é de suma importância no que diz respeito à oferta de cursos EJA. É importante para atender às demandas latentes de nossa sociedade, que clama por um acesso de educação com qualidade”, finalizou.

Confira as fotos da Certificação no facebook do Câmpus Formosa

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa