Concâmpus publica resolução sobre segurança interna

Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2019, 10h54 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2019, 22h46

A Direção-Geral divulgou hoje a Resolução nº05, de 11 de junho, construída com base nas deliberações dos membros do Concâmpus

Resolução

Foi deliberada, na tarde de 11 de junho, na 38ª Reunião do Conselho de Câmpus (Concâmpus) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), a pauta da segurança encaminhada ao Conselho pela comunidade acadêmica em reunião realizada no dia 14 de maio deste ano para tratar do tema. A Direção-Geral publicou hoje a Resolução nº05, de 11 de junho, com as normativas.

A política de segurança no câmpus tem sido debatida desde o início do ano. Além da reunião consultiva com a comunidade no dia 14 de maio, outra também ocorreu em 13 de março, a fim de esclarecer possíveis dúvidas sobre o assunto. A Direção-Geral lançou, em abril, um formulário online para que todos pudessem participar enviando sugestões e, a partir delas, criou as diretrizes que nortearam a votação no Concâmpus na última terça-feira.

Votação

Participaram da votação os representantes do segmento docente, Marcos Augusto Schliewe e Karen do Nascimento; discente, Eduardo Felipe Gomes de Sousa e Jordan Baia; e técnico-administrativo, Alessandro Vidal e Ricardo Noronha Tristão. Além destes, também estavam na reunião o chefe de Departamento, Thiago Gonçalves Dias; o gerente da Gerência de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Gepex), Bruno Leal; a coordenadora de Apoio ao Ensino, Apoliana Inácio Ferreira, e o diretor-geral, Murilo de Assis Silva.

O item que gerou empate entre os membros foi em relação à instalação de câmeras nas áreas externas, de grande circulação. Os  técnicos administrativos Alessandro, Ricardo e Apoliana votaram a favor; os professores Marcos, Karen e Thiago votaram contra a instalação de câmeras no pátio, corredores e afins. O professor Marcos explicou que seu voto e da professora Karen, que representam os docentes, foi obtido a partir de reunião do Colegiado para tratar das diretrizes da segurança. “O que pesou bastante foi a questão de que não tem orçamento”. O professor Bruno e os alunos Eduardo e Jordan se mantiveram neutros, abstendo-se do voto.

Neste caso, o presidente do Concâmpus, professor Murilo, concedeu o voto minerva, aprovando a instalação de câmeras apenas nestes locais. “A ideia das câmeras não é de vigiar os professores em sala de aula, de vigiar os alunos. Na verdade, o objetivo das câmeras é simplesmente de consultá-las quando, por acaso, acontecer alguma coisa”, justificou o voto, o presidente, citando, como exemplo, furtos ocorridos no câmpus.

O diretor-geral explicou que as mudanças ocorrerão de maneira gradual. Segundo ele, nenhum cronograma foi construído até o momento e as implementações das normativas dependerão da disponibilidade orçamentária.

Acesse aqui a Resolução nº05/2019 do Concâmpus.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa