IFG e Conab próximos de um acordo de cooperação

Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 17h43 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2019, 09h02

Por intermédio do diretor-geral do Câmpus Formosa, IFG tratará da pauta com órgão

Câmpus da RIDE participam de reunião com o Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Federal de Goiás (IFG) estão dialogando para a assinatura de um acordo de cooperação entre as partes a fim de que o órgão auxilie o Instituto na execução do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Duas reuniões com o IFG já foram feitas para explicar o trabalho do Conab.

Após conversa informal com o superintendente regional do DF e Entorno, Rafael Borges Bueno, durante o evento Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, realizado no Teatro Guaiá, no dia 12 de maio, o diretor-geral do Câmpus Formosa, professor Murilo de Assis Silva, convidou o Conab para uma primeira reunião, juntamente com a Prefeitura Municipal, realizada em Formosa, dia 17 de junho.

IFG, Prefeitura Municipal e Conab conversam sobre Pnae

Na ocasião, o órgão declarou competência para instruir o Câmpus quanto ao Pnae, pois pode elaborar chamada pública, fazer levantamento de agricultores familiares da cidade, entre outras atividades necessárias. “O IFG tem dificuldade de utilizar esta rubrica, pois este recurso tem algumas exigências, como, no mínimo, 30% de agricultura familiar”, explica o gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Gepex), Bruno Quirino Leal, referindo-se à Lei nº 11.947, de 16/6/2009.

Pouco mais de um mês depois, em 7 de agosto, a ideia foi levada aos câmpus do IFG que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) do Entorno – Câmpus Luziânia, Valparaíso e Águas Lindas de Goiás  - em reunião com seus representantes e membros da Reitoria e do Conab.

O próximo passo será buscar atingir o último degrau no acordo entre membros da Reitoria do IFG e as superintendências do Conab no Distrito Federal e em Goiás, em um próximo encontro, ainda sem data prevista para sua realização.

Com a redução de recursos destinados aos institutos federais, os programas podem ser ajuda a estudantes carentes. “Este recurso vai permitir que possamos trazer algum tipo de alimento para os alunos e de boa qualidade. Provavelmente iremos adquirir produtos manufaturados da agricultura familiar, porque ainda não temos restaurante”, declarou o gerente.

Pnae

O Programa Nacional de Alimentação Escolar, recurso suplementar oferecido pelo Governo Federal, oferta alimentação e educação alimentar a todos os estudantes da educação básica, do ensino fundamental ao ensino médio, do ensino regular à Educação para Jovens e Adultos.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa