Concurso

Projeto Caminhos da Escrita submete redações para Olimpíada de Língua Portuguesa e Concurso de Desenho e Redação da CGU

Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 15h39 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 11h10

Os alunos vencedores disputarão a próxima etapa dos concursos com concorrentes externos

O Projeto Caminhos da Escrita, coordenado pela professora Glaucia Mendes, chegou ao momento mais esperado, quando os nomes dos finalistas são divulgados. No fim da tarde desta segunda-feira, 19, a banca avaliadora apreciou os trabalhos inscritos para o 11º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União (CGU) e para a 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP).

A banca, formada pelos técnicos em assuntos educacionais Bruna Antunes Furtado Pereira e Jefferson do Rego, pela jornalista Aurora Lessa e pelo convidado externo, professor Audiney Pereira, selecionou os finalistas da categoria Artigo de Opinião, observando aspectos como coesão, coerência, erros gramaticais, originalidade, dentre outros.

Para a Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), cujo tema é O lugar onde vivo, foram selecionadas três redações, mas apenas uma poderá ser enviada para a etapa regional. A redação escolhida para representar o IFG/Câmpus Formosa na OLP é da aluna do 3º ano, Eloísa Teles Moraes. Em segundo e terceiro lugares ficaram Gabriel Messias Santos e Gabriel Marinho Lima, respectivamente. Na categoria Documentário, o vídeo selecionado foi O que me contam os ipês, da autoria das alunas do 1º ano, Beatriz Alves Moraes, Júlia Álvares de Castro e Letícia Martins Vieira.

Trabalhando o tema Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!, os alunos vencedores que terão suas redações na etapa nacional do Concurso de Redação da CGU são Agamenon José da Silva Barros, Luã de Jurá Carvalho Wilches, Eduarda Vieira dos Santos e Eurico Menezes de Abreu Neto, em suas categorias. Em segundo lugar ficaram Letícia Martins Vieira, Bruna Mendes C. Monteiro e Miriã Fonseca Melo, seguidas por Edson Corrêia Viana Neto, Mikaele Spíndola Pereira e Marcos Antônio de Oliveira Filho, na terceira colocação.

Quatro oficinas foram ministradas na etapa de formação dos alunos no Projeto Caminhos da Escrita, durante maio e junho. Além disso, os professores também trabalharam os temas durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. “Foi um esforço desde o mês de abril. Quando pensamos o projeto, cadastramos e tivemos o aval da Chefia para realizarmos”, declarou a coordenadora. “Textos literários, jornalísticos, debates, exibição de documentário, filmes, todo o material que a Olimpíada e a CGU fornecem de subsídio tentamos, ao máximo, utilizar, tanto nas oficinas, como nas aulas”, completou Gláucia.

A premiação ocorrerá na Noite de Premiações, durante a X Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Formosa, em outubro.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa