Estudantes de Biológicas visitam a Serra dos Pirineus

Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 16h00 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 14h48

Belezas naturais da Serra de Capelinha foram objeto de estudo

Turma no alto da Serra da Capelinha

A Serra dos Pirineus, que envolve os municípios goianos de Pirenópolis, Corumbá de Goiás e Cocalzinho, esconde belezas marcantes e históricas do Centro-Oeste brasileiro. A região é ladeada por paredões rochosos e abriga uma densa vegetação do Cerrado. No século XVIII, os antigos bandeirantes abriram caminhos pela serra atrás de ouro no interior do Brasil, e no último domingo, um grupo de alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) esteve por lá em visita técnica.

Segundo o professor Marcos Augusto Schliewe, a visita era requisito parcial para a conclusão da disciplina Morfologia Vegetal. Neste trabalho foram escolhidas plantas nativas do Cerrado Rupestre e Campo Rupestre, características desta região do Cerrado Goiano.

Interação ecológica com flor de murici
Observação de interação ecológica com flor de murici

Os alunos fizeram registros fotográficos de espécies nativas e coletaram informações sobre a morfologia externa da folha, filotaxia, tipo de inflorescências e morfologia completa das flores locais. Estes dados serão usados para gerar um relatório final da disciplina de Botânica e fazem parte das atividades avaliativas.

A visita técnica foi a oportunidade de os discentes conhecerem este tipo de fitofisionomia do Cerrado, que ainda se encontra preservado devido ao seu relevo e afloramento de rochas. Este ambiente e condições climáticas exclusivas permitem a ocorrência de espécies endêmicas do bioma brasileiro.

A visita técnica foi coordenada pelos professores Marcos Augusto Schliewe e Haissa Melo de Lima Gunther. A trilha realizada é conhecida como Trilha da Serra da Capelinha e faz parte do projeto Caminhos de Goiazes, no qual estão sendo estruturadas trilhas para caminhadas ecológicas por todo o Estado de Goiás. De acordo com o professor Marcos, em Formosa está sendo planejada uma trilha que vai da cidade até Alto Paraíso de Goiás e os alunos de Ciências Biológicas foram convidados a conhecer e contribuir com o projeto.

Fotos: Pedro Henrique Santos

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa