Visita Técnica

Grupo de alunos faz imersão pedagógica e ambiental na Chapada dos Veadeiros

Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 16h22 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 17h39

Educandário Humberto Campos e trilhas foram os principais destinos

trilha pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Encerrando as atividades do semestre, os alunos do 6º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas participaram de uma imersão pedagógica e ambiental na Chapada dos Veadeiros, pela disciplina de Metodologias do Ensino de Biologia, nos dias 13 e 14 de dezembro. A visita técnica foi aberta a estudantes dos demais cursos de nível superior do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Alto Paraíso de Goiás está localizado no Planalto Central, há mais de 1.200 metros de altitude. O município é conhecido por suas trilhas, matas e cachoeiras e recebe muitos visitantes durante o ano, com festivais gastronômicos, culturais e musicais.

O Educandário Humberto Campos (EHC) foi o primeiro local a ser visitado. Localizado na zona rural do município de Alto Paraíso de Goiás, é parte indissociável da Cidade da Fraternidade. Os estudantes conheceram um exemplo de escola transformadora, cuja missão é colaborar para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes, autônomos, protagonistas e com responsabilidade social. Indo além da metodologia tradicional meramente expositiva, o estudante é levado a pensar, a questionar e a trabalhar em favor do processo de ensino-aprendizagem, individual e coletivo. O EHC atende a educandos de diversos assentamentos rurais, como o Sílvio Rodrigues e o Acampamento Dorcelina Folador, da comunidade dos moradores da Balsa do Rio Tocantinzinho, Vãozinho e demais regiões circundantes.

A equipe gestora da escola recepcionou os estudantes e docentes do IFG, que conheceram, por meio de uma aluna da terceira série do ensino médio, a história da escola e os projetos desenvolvidos por professores e alunos. Foram estes quem planejaram e reformaram a biblioteca do EHC.  Outros espaços também foram visitados, como o Espaço ConsCiências, que consiste em um laboratório de garagem, onde os alunos elaboram e desenvolvem projetos de Química e Física; o refeitório e as salas de aula. Os estudantes terminaram o dia no Córrego Lajeado, e a noite foi momento para vivenciar a pluralidade de culturas musicais, artísticas e culinárias.

Entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

No sábado, o destino foi a Chapada dos Veadeiros, local em que visualizaram e aprenderam mais sobre o cerrado e suas fitofisionomias, que formam um mosaico de formações vegetais. O grupo conheceu alguns atrativos locais, curiosidades e histórias e observou várias plantas típicas percorrendo uma das trilhas. Muitas plantas analisadas são endêmicas da região devido às particularidades de clima e relevo.

Segundo a professora Daniela Versieux, “a visita foi uma experiência marcante e gratificante para o grupo, rica em conhecimentos científicos e culturais, plural e diversa”. Alguns valores foram reforçados durante a visita técnica. “Estudantes e servidores participantes exerceram a tolerância, a solidariedade e o senso de coletividade, além de aprender muito sobre educação ambiental, pedagogia transformadora e o bioma cerrado”, finalizou.

Fotos: Felipe Pereira e Eduarda Lopes

Karlla Aparecida Ribeiro, Naiara Pereira de Andrade e professora Daniela Versieux, com adaptação da Comunicação Social/Câmpus Formosa.