AUTOFORMAÇÃO EAD

Servidores do IFG podem se inscrever para compor quadro de suporte pedagógico

Publicado: Quarta, 10 de Março de 2021, 16h32 | Última atualização em Segunda, 05 de Abril de 2021, 16h08

Inscrições podem ser feitas até o próximo dia 19 e seleção será pela análise de títulos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, vai selecionar servidores do seu quadro permanente para compor quadro de suporte pedagógico de cursos de autoformação na modalidade EaD. As inscrições para a seleção foram abertas nesta quarta-feira, 10, e segue até o próximo dia 19.

As inscrições serão realizadas somente via Internet no endereço eletrônico http://ifg.edu.br/concursos/selecao-de-bolsistas-ead. Para se inscrever, o servidor interessado deve preencher o requerimento, conforme as instruções disponíveis na página de inscrição e realizar upload, por meio do link específico, da documentação obrigatória. Cada servidor poderá se inscrever somente para um das vagas ofertadas.

A seleção de servidores para compor o quadro de suporte pedagógico dos cursos de autoformação na modalidade EaD às comunidades interna e externa do IFG será realizada por meio da avaliação de títulos. O processo seletivo será conduzido pela Diretoria de Educação a Distância.

Os servidores selecionados e convocados deverão participar de encontro formativo antes do início das suas atividades. A carga horária de trabalho semanal será de cerca de 6 horas e o prazo de realização das atividades está estimado em cinco meses. A remuneração será por encargos de cursos e concursos.

Os selecionados vão atuar no suporte pedagógico aos alunos dos cursos de Ambientação para EaD: Conhecendo o Moodle; Educação de Jovens e Adultos mediada pela TDICs; Sala de aula invertida: por onde começar?; Videoaulas para EaD: Por onde começar?; Webconferências: os momentos síncronos na prática!; Produção de materiais didáticos para a EaD: principais ferramentas; Vai dar aulas on-line? Conheça os fundamentos da EaD; e Informática básica para o estudo on-line.

Serão atribuições dos selecionados apresentar-se aos estudantes no início do curso, por meio do fórum de apresentação; acompanhar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem; auxiliar na ambientação dos estudantes na plataforma Moodle e na navegação no curso; conhecer o material didático e o plano de ensino do curso; acessar a sala de aula virtual e consultar o fórum de dúvidas e sugestões diariamente; verificar periodicamente o relatório de participação dos estudantes e, sempre que possível, enviar mensagem de motivação e retomada das atividades àqueles que estão a mais tempo sem acessar o curso; responder em tempo dúvidas enviadas por meio de mensagem privada no Moodle; aplicar feedbacks coletivos nas atividades de modo que instigue a reflexão e o trabalho colaborativo entre os estudantes; e manter o fórum de notícias, avisos e dicas atualizado.

O resultado preliminar da seleção será divulgado dia 26 de março, cabendo recurso. O resultado final será divulgado dia 29.

Confira a chamada pública.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.