Auxílio Estudantil

Editais dos Programas Apoio Didático–Conectividade e Permanência–Conectividade estão com inscrições abertas

Publicado: Sexta, 09 de Abril de 2021, 18h04 | Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 12h01

Os programas já vêm prestando atendimento aos alunos desde o ano passado. Editais estabelecem novos prazos e condições para o ano letivo de 2021

Inscrições para abril vão até o dia 23

A Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do Câmpus Formosa acaba de publicar dois novos editais dos programas Apoio Didático-Conectividade e Permanência-Conectividade para o ano letivo de 2021, a fim de viabilizar as atividades acadêmicas dos estudantes durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Todos os alunos do Câmpus – cursos de ensino médio, superior e de pós-graduação – que se encontram em situação de vulnerabilidade e desigualdade socioeconômica podem se inscrever para participar. As inscrições abrem todos os meses, dentro do prazo definido pelo edital. Para abril, o período de inscrição nos dois programas vai até o dia 23 desse mês.

Programa Apoio Didático-Conectividade

O Programa Apoio Didático-Conectividade, regido pelo Edital nº12/2021, é destinado a alunos que não possuem computador ou similar e necessitam do equipamento para realizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão propostas pelo IFG. As inscrições ocorrerão mensalmente durante todo o ano letivo de 2021 (veja Cronograma abaixo) para os estudantes regularmente matriculados, de todos os cursos, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

A inscrição é feita mediante o preenchimento do Questionário de Caracterização Socioeconômica, disponibilizado no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), do anexo da Declaração de Necessidade de Equipamento de Informática e pela documentação prevista nos Anexos II e III do edital, que deve ser enviada no momento da inscrição. Para quem já estiver inscrito no SUAP, é só atualizar os dados socioeconômicos e renovar a documentação prevista.

Cronograma Apoio Didático - Conectividade

ETAPA

DATAS

Período de inscrição ou atualização dos dados socioeconômicos no Suap e entrega da documentação via email: ifgcae@gmail.com  até as 23h59min.

Abril/2021

Resultado da análise do recurso e resultado final do mês de referência

período de Análise do Recurso no mês corrente

Programa Permanência - Conectividade

O Programa Permanência-Conectividade tem o objetivo de realizar a inclusão digital dos estudantes que possuem pouco ou nenhum acesso à internet, propiciando as condições necessárias para que eles acompanhem as aulas durante o ERE e realizem as atividades acadêmicas.

O Programa atenderá os estudantes por meio do Projeto Alunos Conectados, do Ministério da Educação (MEC) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que concede chips de aparelho celular com dados móveis para aqueles com acesso insuficiente à internet, contribuindo para o desenvolvimento e continuidade das atividades acadêmicas fora da instituição.

Segundo o Edital nº 13/2021, as inscrições devem ser feitas preenchendo o Questionário Socioeconômico, disponível no SUAP, e enviando a documentação solicitada no edital. A atualização dos dados e a renovação da documentação precisam ser realizadas pelos estudantes que já têm inscrição no SUAP.

Cronograma Permanência-Conectividade

ETAPA

DATAS

Período de inscrição ou atualização dos dados socioeconômicos no Suap e entrega da documentação via email: ifgcae@gmail.com  até as 23h59min

Abril/2021

Maio/2021

Até o dia 7/5

Junho/2021

Julho/2021

Período de avaliação das inscrições do mês de referência

Até 5 dias úteis após o término do período de inscrição no mês corrente

Divulgação do resultado preliminar do mês de referência

período de avaliação das

inscrições no mês corrente

Interposição de recurso do mês de referência

Até dois dias úteis após a Divulgação do resultado preliminar no mês corrente

Análise do recurso do mês de referência

período de interposição do

recurso no mês corrente

Resultado da análise do recurso e resultado final do mês de referência

período de Análise do Recurso no mês corrente

A CAE informa que, caso os candidatos não consigam enviar a documentação pelo SUAP, poderão enviar para o email ifgcae@gmail.com. O Manual de Orientação para Preenchimento das Inscrições pode ser acessado em www.ifg.edu.br/dti/manuais , clicando nos manuais disponíveis no item 5: Módulo Assistência Estudantil - Manual do Aluno - Questionário Socioeconômico (.PDF 444 KB).

Acesse aqui o Edital nº 12 – Programa Apoio Didático – Conectividade

Acesse aqui o Edital nº 13 – Programa Permanência – Conectividade