DEBATE

Encontros do Seminários do NEP-TECC começam nesta quinta-feira, 27

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quinta, 03 de Fevereiro de 2022, 19h39

Podem participar membros da comunidade interna do IFG e da comunidade externa. Interessados devem enviar email para kaithy.oliveira@ifg.edu.br

Comunidades interna e externa podem participar

Será nesta quinta-feira, 27 de janeiro, das 14h às 17 horas, o primeiro encontro do novo ciclo de Seminários do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação, Cultura e Ciência (Nep-Tecc). O debate será sobre o tema “Impactos do Neoliberalismo na Educação”. Os encontros ocorrerão majoritariamente de modo remoto e serão abertos ao público interessado.

Segundo a professora Kaithy das Chagas Oliveira, membro do Núcleo, a escolha pela temática se deu em função “do contexto de aprofundamento das desigualdades sociais no Brasil, imposto pelo desmantelamento de uma série de políticas sociais que se constituíram nos marcos históricos da democracia no país, com a promulgação da Constituição Cidadã de 1988”. Kaithy explica que “o direito à Educação compõe o rol destas políticas em vias de esfacelamento, tendo em vista os impactos produzidos pela lógica e prática neoliberais”.

Para aprofundar a compreensão desse fenômeno na perspectiva nacional e na realidade local do IFG, os seminários do NEP-TECC serão destinados ao estudo desta temática. Os seminários ocorrerão de modo mensal, utilizando a referência de textos previamente levantados pelos participantes do núcleo. Para o primeiro encontro, a leitura prévia para discussão é do artigo de Daniel Pereira Andrade, “O que é o neoliberalismo? A renovação do debate nas Ciências Sociais”, publicado na edição nº 1, do volume 34, da Revista Sociedade e Estado.

NEP-TECC

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação, Cultura e Ciência é um grupo da área de Educação cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O grupo realiza debates acadêmicos, eventos e pesquisas no câmpus desde 2011. Ele também colabora para a construção do curso de graduação Licenciatura em Ciências Sociais e para a pós-graduação Educação para Cidadania.

O Núcleo é formado por servidores e alunos do Câmpus Formosa. O NEP-TECC orienta projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso e tem publicações de pesquisas realizadas pelos membros.

Envie um email para kaithy.oliveira@ifg.edu.br e se inscreva!

Seminários do Nep-Tecc: Impactos do Neoliberalismo na Educação

Quando: 27/1/22 – quinta-feira

Horário: 14h às 17 horas

Onde: virtualmente. Receba o link por email.

Inscrições: enviar solicitação para kaithy.oliveira@ifg.edu.br

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa