Quatro alunos do Câmpus Formosa recebem menções honrosas na OBMEP 2016

Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 22h00 | Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2017, 11h45

A premiação foi na tarde desta sexta-feira, no Auditório da Prefeitura Municipal de Formosa

O aluno Alexandre Mitsuru Kaihara recebe premiação do coordenador regional da OBMEP

O aluno do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Biotecnologia, Alexandre Mitsuru Kaihara, do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás, acompanhado da mãe, recebeu menção honrosa na cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) referente ao ano de 2016.

Na OBMEP 2016, cerca de 45 mil alunos, dos 18 milhões que realizaram a prova, receberam menções honrosas em todo o Brasil. O desempenho de quem recebe esta premiação é ressaltado pelo coordenador regional do evento, Porfírio Azevedo dos Santos Júnior, pois, segundo ele, o feito é grande diante da quantidade de inscritos.  Além de Alexandre, mais três alunos do IFG/Câmpus Formosa receberam menções honrosas,  Amarildo Henrique da Conceição Junior, Brendon Wyllier Sousa dos Santos e Marcos Vinícius Bertoldo Gomes.

Para Alexandre, a forma como se estuda Matemática é o grande diferencial para o discente. O aluno relatou que a maioria das pessoas estuda Matemática decorando fórmulas, quando na verdade, de acordo com ele, o estudo correto leva em conta outros conhecimentos igualmente importantes, como leitura, interpretação, percepção e senso de lógica. “As coisas não são óbvias. É preciso articular o conteúdo para descobrir algo mais além”, declarou. A dica do aluno é apostar na persistência para resolver os exercícios. “Nunca desistia. Sempre procurava começar e terminar o exercício. Sempre que tinha dúvida, perguntava a um professor ou corria atrás da resolução”, justificou o aluno.

O coordenador Porfírio, responsável por 72 cidades de Goiás, afirma que a Olimpíada é uma ação social. “Há muitos lugares de difícil acesso, em que alunos conseguiram se desenvolver por causa da OBMEP”, relatou, completando, “A OBMEP vem para descobrir talentos na área de exatas”.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa