Concurso

Abertas, a partir desta sexta-feira, 20, as inscrições para o 3º Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 17h57 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 19h12

Este ano o público poderá participar avaliando a estética das pontes

Elaborar um protótipo de uma ponte utilizando um material nada convencional, como palitos de picolé colados entre si, e submetê-la a cargas será tarefa para os participantes do 3º Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé, que será realizado na tarde da próxima quinta-feira, 26 de outubro, no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). Neste ano, poderão participar não apenas os alunos do curso de Ensino Médio em Edificações da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e do Bacharelado em Engenharia Civil, como também os demais estudantes do ensino médio técnico regular, EJA e de cursos superiores do Câmpus.

A construção da ponte requer cálculo matemático, conceitos de Física, design e uma dose de intuição e deve obedecer às regras estipuladas no edital. O objetivo do concurso é estimular os estudantes a analisar o comportamento de materiais sob a ação de cargas, incentivar a criatividade e buscar novas informações para o cálculo de estruturas do tipo treliça.

Acesse aqui o edital do Concurso.

O Concurso permite que o aluno vivencie o cotidiano de um construtor e os cuidados estruturais que devem estar presentes ao se elaborar uma ponte. Além disso, também permite compreender que uma ponte suportará a carga de acordo com a estrutura projetada e construída para ela.

Além de sofrerem avaliação técnica, as pontes também serão avaliadas esteticamente durante a tarde do evento. Todo aluno, servidor, funcionário, participante da Secitec e/ou visitante que estiver presente no Câmpus poderá participar da avaliação estética e a ponte que obtiver o melhor design também receberá premiação.

Inscrição

Cada equipe participante deverá doar 1 quilo de alimento não perecível por membro do grupo para realizar a inscrição, que deverá ser feita a partir de amanhã, 20. Os alimentos deverão ser entregues juntamente com o memorial descritivo da ponte no dia do evento, antes da ruptura, para serem doados a uma instituição de caridade com data a ser marcada posteriormente.

O grupo deverá ser composto por, no máximo, 8 alunos do Câmpus e, obrigatoriamente, por um servidor, e poderá participar com apenas uma ponte. As inscrições serão feitas no endereço eletrônico http://eventos.ifg.edu.br/secitecfsa até as 14 horas do dia 26.

As pontes deverão ser entregues no dia 26, das 12 às 14 horas, à Comissão Avaliadora e ficaram expostas sob responsabilidade da Comissão. Todas as pontes serão pesadas e medidas durante a entrega e o resultado desta afererição será publicado antes do início do ensaio de ruptura das pontes. Para realizar as verificações será necessário um membro da equipe e um membro da Comissão.

Premiação

As pontes receberão premiações – troféu ou medalhas – de acordo com as colocações e categorias. A equipe com maior pontuação receberá troféu e medalhas. Os segundos e terceiros colocados com maior pontuação, a ponte com melhor design e o critério valor de ruptura serão premiados com medalhas.

Inscrição

a partir do dia 20/10

Entrega da Ponte, do memorial e dos alimentos não perecíveis.

Exposição das pontes e votação da avaliação estética (AE).

26/10, início às 14h e término às 17h

do dia 26/10

Ensaio de Ruptura das Pontes

26/10, a partir das 17h

Resultado Final do III Concurso de Pontes de Palito de Picolé

26/10, a partir do último ensaio

Premiação

27/10, durante o Sarau de Encerramento da VIII Secitec

Acesse aqui o link de inscrição.

Conheça as regras e outras informações. Acesse aqui o Edital do Concurso.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa