IFG na TV

Programa Matutando estreia hoje na TV UFG

Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 12h57 | Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2020, 09h41

iro programa terá como convidado o professor Vitor Paro, da USP, que vai abordar o tema das políticas educacionais

Falar sobre educação para estudantes, professores, pais e para a sociedade em geral. Essa é a proposta do Programa Matutando: diálogos formativos, que o Instituto Federal de Goiás (IFG) estreia hoje, às 17h30, na TV UFG. Além do canal 15.1, da TV aberta, o programa também será transmitido pelo canal 21, da TV por assinatura, e também pelo canal do You Tube da Diretoria de Educação a Distância do IFG (https://www.youtube.com/eadifgoficial).

O primeiro programa terá como convidado o professor Vitor Paro, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e será conduzido pela professora Jackeline Império Soares, do Câmpus Goiânia. Vitor Paro é um renomado professor e pesquisador, que centra suas pesquisas e reflexões na escola pública e nas políticas educacionais.

Para falar sobre a estreia do Programa Matutando e sobre o projeto, o Diretoria de Comunicação promoveu uma live na manhã desta sexta-feira, 3, com a participação dos professores Jackeline Império, Joana Peixoto e Júlio Vann, os coordenadores do programa, que conta também com a participação da professora Luciene Maria Bastos, os quatro do Câmpus Goiânia. A live foi conduzida pela jornalista Tássia Galvão, da Dicom.

Júlio Vann explicou que o Matutando é um desdobramento do projeto Diálogos Formativos: educação em tempos de pandemia, desenvolvido inicialmente no Câmpus Goiânia, que buscou levar conteúdos para os estudantes do IFG, dentro da situação de isolamento social. A ideia expandiu-se a partir do diálogo já existente com a TV UFG para produzirmos conteúdos em parceria.

A partir do diálogo com TV UFG, o grupo de professores buscou o apoio da Pró-Reitoria de Ensino e o projeto ampliou-se. “O interesse é o alcançar o maior público possível. Os temas serão sempre relacionados à educação, mas com uma abordagem abrangente para atingir toda sociedade”, disse Júlio Vann.

Sextas-feiras
O Programa Matutando será exibido pela TV UFG sempre às sextas-feiras, das 17h30 às 18 horas. Em cada programa, um entrevistador receberá um convidado para a entrevista. A ideia dos coordenadores é fazer séries de debates para que um tema relacionado à educação seja aprofundado por meio de várias abordagens.

Segundo a professora Joana Peixoto, o compromisso da equipe que está à frente da proposta é o de atingir o público maior possível. “Adaptamos nossa proposta inicial para ampliar o interesse. Queremos conversar com os estudantes, com os pais, com os professores, com todos que se preocupam com a educação”, afirmou.

Já a professora Jacqueline destacou a importância da parceria entre o IFG e TV UFG para a ampliação do diálogo social sobre a educação. Segundo ela, o projeto é inovador porque mantém sua base formativa, mas ocupa um espaço não formal de educação, que é a TV aberta.

Interação
Os estudantes das Licenciaturas do IFG e demais participantes que desejem se inscrever no projeto e obter certificado de atividade complementar precisam fazer a inscrição pelo formulário no endereço: https://bit.ly/3fUuHSH. O prazo de inscrição para os participantes encerra-se nesta sexta-feira, 3 de julho.

Durante a exibição do programa ou após, os estudantes do IFG e demais interessados poderão interagir com os coordenadores, enviando comentários ou sugestões pelo e-mail dialogosformativos@ifg.edu.br

A primeira série do Matutando, que vai ao ar neste mês de julho, terá como convidados a professora Oneida Irigon, pró-reitora de Ensino do IFG, o professor da Universidade de Brasília (UnB), Marcos Aurélio Fernandes, e o professor José Carlos Libâneo. As entrevistas serão realizadas por meio do apoio de plataformas virtuais e serão conduzidas alternadamente pelos professores coordenadores do programa.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.