Destaque

Estudante do Câmpus Goiânia ficou entre os finalistas no Programa Meu Primeiro Site organizado pela Junior Achievement e Microsoft

Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2020, 16h36 | Última atualização em Terça, 06 de Outubro de 2020, 08h45

Iniciativa reuniu estudantes de 15 a 22 anos de instituições públicas de todo o país

A aluna Daniele da Silva Zezuino, do curso de técnico integrado em Controle Ambiental do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), foi uma das finalistas do Programa Meu Primeiro Site, promovido por meio da parceira entre Junior Achievement e Microsoft.

O Programa Meu Primeiro Site consiste numa competição online e gratuita voltada para o público jovem de 15 a 22 anos matriculado em instituições públicas de educação no Brasil. As atividades do programa iniciaram no dia 17 de setembro e tiveram por objetivo apresentar conceitos sobre técnicas e ferramentas para desenvolvimento de sites e habilidades comportamentais (soft skills) aos participantes, impulsionando o protagonismo do jovem na sociedade.

A competição virtual contou com etapas regional e nacional. A estudante Daniele da Silva Zezuino disputou a etapa regional e considera que o desafio foi enriquecedor. “Foi uma experiência completamente nova no âmbito pessoal, pois só havia participado em grupo. Fiquei bastante ansiosa para a divulgação do resultado, pois no estado de Goiás havia cerca de cinco turmas de alunos participando da seleção e saber que eu fui escolhida para representar o estado na competição nacional, foi realmente uma grande honra! Agora na etapa nacional, espero representar bem todas as turmas de Goiás e deixá-los orgulhosos”.

Para concorrer na etapa nacional do programa, a estudante Daniele desenvolveu um site que visa atender ao objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), no qual tem como foco principal promover a educação equitativa, inclusiva e de qualidade para todos. Daniele considera que, apesar desse princípio na educação, no país a realidade educacional é outra.

“Podemos perceber que não é o que de fato acontece, pois o nosso atual sistema educacional é composto em sua maioria por pessoas brancas e estudos que valorizam padrões eurocêntricos, deixando de lado os estudos que valorizam narrativas negras e a cultura africana, atingindo diretamente estudantes negros e contribuindo para o desestímulo de crianças negras para o aprendizado”, enfatiza Daniele.

Com essa missão, a aluna encarou o desafio de desenvolver um site, nomeado de “AfroCult” (https://danielezezuino.github.io/AfroCult/), voltado à promoção das culturas negras e africana. “O projeto ‘AfroCult’ surgiu da necessidade de abrir um espaço de acolhimento e de propagação de informações que evidencia a importância de criar uma atmosfera que valorize a cultura e o estudo afrocentrado, a estética e narrativas de pessoas negras, conhecendo assim a cultura africana e afro-brasileira a partir de suas potencialidades”.

A aluna do Câmpus Goiânia chegou à final do programa, realizada na tarde desta sexta-feira, dia 25 de setembro, e participou da apresentação online do projeto de seu site para uma banca de jurados. Na etapa final, foi selecionado o melhor projeto e o vencedor receberá uma premiação de uma bolsa de estudos, no valor de R$ 2 mil reais, voltada para programação ou algum curso ou capacitação que contribua para o desenvolvimento da carreira profissional do estudante premiado.

Segundo Daniele, a experiência no Programa Meu Primeiro Site foi relevante: “Participar desse programa me fez conhecer capacidades que até o momento desconhecia e me possibilitou aprender a construir um site do zero, sem possuir nenhum conhecimento prévio. Para mim, enquanto mulher negra foi uma experiência muito incrível de poder estar ocupando um local de fala que me permite de alguma forma auxiliar pessoas negras e inspirá-las cada vez mais a ocupar espaços na área de TI, competições e cargos de lideranças”, destacou a estudante.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.