EVENTO

Semana da Música inicia com palestra de Estércio Marquez da Cunha e apresentação da Banda Nilo Peçanha

Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2022, 11h21 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 09h02

Evento tem o objetivo de promover o conhecimento na área musical e oportunizar a recuperação de conteúdos aos discentes do curso técnico em Instrumento Musical e Licenciatura em Música

Banda Sinfônica Nilo Peçanha durante abertura da Semana de Música

A apresentação da Banda Sinfônica Nilo Peçanha abriu a programação da Semana da Música 2022. O evento, que traz diversas atividades, será realizado até o dia 2 de dezembro, no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). As comunidades interna e externa podem participar da programação mediante inscrição online e gratuita pelo Sugep.

Na abertura da semana, a coordenadora da área de Artes do Câmpus Goiânia, professora Ana Lúcia Siqueira de Oliveira, lembrou a importância do evento principalmente por ser um momento para recuperação de conteúdos que foram não foram ministrados devido aos impedimentos durante o período de ensino remoto, adotado devido à pandemia de Covid-19.

Coordenadora da área de Artes, professora Ana Lúcia Siqueira, durante abertura da Semana da Música 2022

Após a abertura, com a Banda Nilo Peçanha – formada por discentes do curso técnico integrado em Instrumento Musical do Câmpus Goiânia, houve a palestra O papel do educador musical, com o professor convidado Estércio Marquez Cunha. Ele é docente aposentado da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG), mestre em Composição, pela Oklahoma City University, e doutor em Artes Musicais, pela University of Oklahoma. Além da vasta experiência na área de composição e docência, Estércio obteve reconhecimento ao ser contemplado com o Troféu Jaburu, concedido pelo Governo do Estado de Goiás, em 2016.

Em sua fala, Estércio lembrou da ligação que sempre teve com o Câmpus Goiânia. “Aqui eu me sinto em casa. Meu avô morava em frente à escola. Brinquei muito por aqui. Nesse palco, já fui lobo mau, príncipe, tudo. Depois de tanto tempo, volto a frequentar esse local, depois de mudar tantas vezes de nome até chegar a Instituto Federal, e encontro tantos alunos. Por isso estar aqui é tão especial”, comentou.

Professor convidado, Estércio Marquez da Cunha, ao lado do docente do Câmpus Goiânia, Cristiano Aparecido da Costa

A Semana de Música tem o objetivo de integrar os cursos ofertados nessa área pelo Câmpus Goiânia, como o técnico integrado ao ensino médio em Instrumento Musical e a Licenciatura em Música. Segundo o coordenador do curso técnico integrado em Instrumento Musical, professor Lamartine Silva Tavares, a programação abrirá espaço para a participação de egressos e professores de música convidados e serão realizadas atividades nas áreas de performance, da educação e da musicologia.

Programação

As manhãs da Semana da Música 2022 serão dedicadas ao estudo dos instrumentos musicais com professores convidados (alguns são egressos dos cursos de música do IFG). Dos dias 29 de novembro a 2 de dezembro, das 9h às 12h, haverá oficinas de flauta, clarinete, saxofone, fagote, trompa, trompete, trombone, percussão, canto e piano. As atividades da tarde serão iniciadas às 13 horas com os recitais.

Além das palestras, oficinas e worshops, a Semana da Música promoverá o lançamento de quatro livros: Música, Educação, Arte e Ofício, do Colegiado da Música do IFG; A Eurritmia de Jaques-Dalcroze, de Eliton Perpétuo Rosa Pereira e Gilka; Diálogo músico-literário de Mário de Andrade e Manuel Bandeira, de Luana Torres; A música em Goiás e os relatos de Auguste de Saint-Hilaire, de Marshal Gaioso; e Música e Poder, de Flávia Cruvinel. A atividade será no dia 30 de novembro, a partir das 19 horas, no Teatro do Câmpus Goiânia.

A programação completa pode ser conferida no Sugep.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.