EVENTO

EnCOTurH abre programação para discutir políticas e produção científica nas áreas de Turismo e Hospitalidade

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2017, 08h17 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2017, 10h21

Primeiro dia do evento contou com abertura do Grupo de Choro do IFG e com palestra da professora Mirian Rejowski

Professora sênior da Faculdade de Turismo da Universidade de São Paulo (USP), Mirian Rejowski, ministrou a palestra de abertura do evento, com tema: “Ensino e Pesquisa em Turismo no Brasil”.

Como está a Política de Turismo em Goiás? Quais são os desafios encontrados pela região Centro-Oeste para alavancar o Turismo? Essas são algumas das questões que serão abordadas durante os quatro dias do Encontro de Turismo e Hospitalidade do Centro-Oeste, o EnCOTurH. A abertura do evento foi realizada na noite desta terça-feira, 20, no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia e contou com a participação do Grupo de Choro da Instituição.

A ideia de promover um encontro desse porte nasceu durante evento direcionado a turismólogos, organizado no Rio de Janeiro, em 2016. “Lá houve um grande incentivo de fazermos, nas regiões, um evento que chamasse para a atuação profissional dos turismólogos”, conta a professora do Câmpus Goiânia, Giselia Lima Carvalho, que coordena o EnCOTurH.

Para ela, o grande atrativo da iniciativa é estabelecer um diálogo entre profissionais do Turismo na região Centro-Oeste, numa espécie de união de forças focada na propagação da atividade turística nos municípios e estados que compõem o centro do Brasil. “A ideia é que esse evento seja um convite para a gente conversar mais sobre o Turismo nessa região e, sobretudo, sobre a formação dos profissionais que a gente está colocando no mercado”, completa a professora.

Com o tema “Interfaces entre política e atuação do profissional no Turismo”, o encontro tem o objetivo também de chamar atenção sobre como questões políticas podem interferir no mercado turístico. “Em Goiás, nós estamos preocupados com a questão da condição da política voltada para o Turismo. Antes da crise econômica, há uma reorientação da Política do Turismo para a concentração em eventos. A gente não concorda com isso! Pretendemos chamar atenção para isso: como está a Política de Turismo em Goiás? Nosso papel também é esse: fazer uma reflexão científica a respeito disso”, afirma Gisélia.

Na mesa diretiva: Fernanda Vieira, coordenadora da área de Turismo e Hospitalidade; Fabiane Costa Oliveira, chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas I; Adelino Candido Pimenta, representando o Reitor do IFG; e Giselia Lima Carvalho, coordenadora do EnCOTurH
Na mesa diretiva: Fernanda Vieira, coordenadora da área de Turismo e Hospitalidade; Fabiane Costa Oliveira, chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas I; Adelino Candido Pimenta, representando o Reitor do IFG; Adriana Reis, pró-reitora de Ensino; e Giselia Lima Carvalho, coordenadora do EnCOTurH

Produção Científica

Além do debate em relação a atuação dos profissionais das áreas do Turismo e Hospitalidade na região Centro-Oeste, o EnCOTurH tem a missão de estimular estudantes e pesquisadores a expandirem a produção científica nesse setor.

No IFG - Câmpus Goiânia, que oferta o curso de Bacharelado em Turismo (conceito 4 no MEC), o foco do evento é instigar que estudantes procurem desenvolver pesquisas que, futuramente, contribuirão com o debate em outras edições do encontro. “A gente espera que nossos alunos lembrem que, daqui a dois anos, pode ter outro evento e que eles possam produzir pensando nesse evento. Uma das coisas boas do evento científico é isso, a possibilidade de podermos publicar e fazermos um TCC com mais ânimo, ir para um mestrado”, anima Giselia.

A professora sênior da Faculdade de Turismo da Universidade de São Paulo, Mirian Rejowski, ministrou a palestra “Ensino e Pesquisa em Turismo no Brasil” e elogiou a iniciativa devido ao envolvimento entre a área acadêmica e demais profissionais e segmentos turísticos. “É um evento montado para a graduação, mas repercute na cidade. Isso é importante, pois ele não se isola dentro dos muros da instituição de ensino. Ele se abre para a cidade, justamente para o diálogo, busca o que está sendo produzido, o que pode ser feito nessa questão.”

Organização

O EnCOTurH é uma ação colaborativa do IFG junto a demais instituições de ensino que ofertam cursos na área do Turismo e Hospitalidade na região Centro-Oeste. Nessa primeira edição, o evento é coordenado por docentes dos cursos de Bacharelado em Turismo e técnico integrado em Cozinha, ambos do IFG – Câmpus Goiânia, e conta com fomento da Fundação de Amparo e Pesquisa de Goiás (Fapeg) e apoio da a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo de Goiás (ABBTur Goiás). Colaboram também com a organização do encontro equipe dos laboratórios de Turismo e Hospitalidade e Gastronômico do câmpus.

A programação do encontro vai até o dia 23 de junho no IFG - Câmpus Goiânia e conta com  palestras, mesas-redondas, painéis, grupos de trabalho e relatos de experiência, minicursos e oficinas.

Para conferir tudo sobre o evento, acesse www.eventos.ifg.edu.br/encoturh

Veja mais fotos do evento na página do IFG - Câmpus Goiânia no Facebook

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia