Câmpus Goiânia inicia segundo ciclo do Projeto Alvorada com aula magna
Participam do projeto 30 egressos do sistema prisional e seus familiares.

Na tarde do dia 12 de junho, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou aula magna do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Manutenção e Conservação Predial. O evento, que ocorreu no auditório Julieta Passos, marcou o lançamento do segundo ciclo do Projeto Alvorada destinado à qualificação profissional de egressos dos sistema prisional e de seus familiares.
Aula Magna do Projeto Alvorada contou com a exibição de vídeo da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) sobre a ação.
O Projeto Alvorada é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério de Justiça e Segurança Pública. A ação alinha-se à Política Nacional de Atenção às Pessoas Egressas do Sistema Prisional (Pnape), com financiamento do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). Por meio de parceira com instituições de ensino no Brasil, o projeto tem por objetivo promover a inclusão social e profissional de pessoas que saíram do sistema prisional e de seus familiares, por meio de cursos de formação inicial, continuada e qualificação profissional.
É a primeira vez que o Câmpus Goiânia do IFG participa do Projeto Alvorada. Por meio dessa parceria, a unidade oferece curso FlC, que visa formar profissionais qualificados para trabalhar na manutenção e conservação de prédios, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos essenciais para garantir que as edificações funcionem bem, sejam seguras e durem mais tempo.
Participam do curso 30 egressos do sistema prisional e seus familiares. Esse segundo ciclo do Projeto Alvorada tem a duração de 11 meses. Os três primeiros meses são destinados à fase preparatória do projeto e oito meses são voltados à qualificação dos participantes.
As aulas do curso FIC de Manutenção e Conservação Predial iniciaram no dia 12 de junho e vão até dezembro de 2025. Os participantes terão aulas no turno vespertino no Câmpus Goiânia. Além de aulas teóricas e práticas, os estudantes farão também estágios e serão encaminhados para reinserção no mercado de trabalho por meio do Núcleo de Inclusão Social e Produtiva.
Expectativas dos estudantes
Rodrigo espera concluir o curso do Projeto Alvorada e seguir se qualificando para atuar na área de Engenharia Civil.
Entre os participantes da aula magna, estava Rodrigo das Neves Cardoso, egresso do sistema prisional. Ele espera terminar o curso de Manutenção e Conservação Predial: “Para poder me engajar na profissão de Engenheiro Civil, para estar ajudando meu pai na firma de construção dele e poder adquirir um conhecimento melhor”, vislumbra Rodrigo. Ele comenta que já tem experiência na área de Eletricidade e Hidráulica em obras e pretende adquirir mais conhecimentos com o curso. Além disso, ele afirma que o curso o ajudará na remissão de pena e também na capacitação para uma profissão.
Rubi almeja se qualificar no curso de Manutenção e Conservação Predial e vislumbra atuar na área, caso goste do curso. Ela já atua na área de beleza e estética.
Outra estudante que está com muitas expectativas em relação ao curso é a Rubi, egressa do sistema prisional. Em sua fala durante a aula magna, ela relatou sobre os preconceitos sofridos pelo uso da tornozeleira eletrônica e também por ser uma mulher trans. Ela tem muita experiência como cabeleireira e espera com o curso de Manutenção e Conservação Predial obter uma formação técnica. “Espero acrescentar mais no meu currículo. Se eu gostar realmente do curso, eu pretendo atuar na área. Sair um pouco da área da beleza. Já tem muitos anos que eu mexo na área da beleza. Eu errei, mas estou aí na luta para voltar, reingressar novamente na sociedade”, ressalta Rubi.
Aula Magna
Palestrantes da aula magna: professora Andreia Farina, do Câmpus Anápolis do IFG; professor do Câmpus Goiânia do IFG e mediador da aula magna, Walmir Barbosa; e o professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Leandro Rocha Resende.
Para marcar o início do curso do Projeto Alvorada, foi realizada a aula magna de título: “Trabalho, autonomia e coletividade: a economia solidária como horizonte”, com a participação do professor Leandro Rocha Resende, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e da professora Andreia Farina, do Câmpus Anápolis do IFG, sob a mediação do professor do Câmpus Goiânia, Walmir Barbosa.
Durante a aula magna, os participantes puderam refletir sobre a marginalização de alguns grupos da sociedade brasileira como resultante de um processo histórico e estrutural de exclusão e também sobre as relações entre identidade, trabalho e valor social. Na aula, os participantes relataram suas experiências, sobre os preconceitos e dificuldades que vivenciam na busca pela reinserção social e reingresso no mercado de trabalho.
Participaram da mesa diretiva da aula magna do Projeto Alvorada no Câmpus Goiânia do IFG: o Pró-reitor de Extensão do IFG, professor Willian Batista dos Santos; a diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professora Adriana dos Reis Ferreira; o coordenador administrativo do Projeto Alvorada no Câmpus Goiânia do IFG, Alexandro do Nascimento Vaz; e o responsável pela área pedagógica do Escritório Social de Goiânia, Eduardo Rufino. Também estiveram presentes na aula magna os professores Marcus Vinícius Araújo da Silva Mendes, Thamise Sampaio Vasconcelos Vilela, Karime Chaibue e André Costa Aciole da Silva que irão lecionar nas aulas do Projeto Alvorada no Câmpus Goiânia.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.