NOVEMBRO AZUL

Alunos do Projeto Alvorada participam de palestra sobre Saúde do Homem

Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 11h05 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 14h13

Atividade faz parte da Campanha Novembro Azul promovida pela CAE do câmpus

Na última terça-feira, dia 26 de novembro, os alunos do Projeto Alvorada participaram de uma palestra de Educação em Saúde sobre a Saúde do Homem com a professora e enfermeira Ingrid Aline de Jesus Gonçalves. A professora do curso Técnico em Enfermagem do IFG Câmpus Goiânia Oeste foi convidada pela Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) e pela professora Martha Manrique para ministrar aos alunos do projeto como parte das atividades da Campanha do Novembro Azul promovida no câmpus.

“O mês de novembro é considerado o mês de prevenção ao câncer de próstata e não somente isso, mas também é um mês direcionado aos cuidados com a saúde do homem preconizados pela Política Nacional de Saúde Integral do Homem, uma política recente no país que iniciou somente em 2009. Precisamos de muitos avanços relacionados à saúde do homem, a trazer esses homens para as unidades básicas de saúde, a desenvolver nesses homens a prevenção de doenças e a promoção da saúde. E esse foi o objetivo da palestra, conversar com eles sobre a importância do homem ser um protagonista na sua promoção de saúde e na prevenção de doenças. E foi bem interessante porque os alunos participaram bastante, tiraram muitas dúvidas relacionadas à questão de saúde e do bem estar, aos seus direitos nos cuidados com a saúde. Eles trouxeram para mim várias questões relacionadas ao afastamento desse homem ao serviço de saúde, como por exemplo, o fato das unidades de atendimento básicas de saúde funcionarem somente em horário comercial, horário que esses homens normalmente estão trabalhando. Trouxeram também questões sobre gênero e masculinidade, o estigma do homem não poder sentir dor, não precisa cuidar da sua saúde, e todos esses estigmas e esteriótipos afastam esses homens das unidades básicas de saúde”, destacou a professora e enfermeira Ingrid Aline de Jesus Gonçalves.

Novembro Azul

No calendário nacional de prevenção do Ministério da Saúde, o Novembro Azul é o mês de referência aos cuidados com a saúde da população masculina. O objetivo da campanha é promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar exames preventivos, como o do câncer de próstata. No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e tem como agravo a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, resultando em chances de cura reduzidas. A detecção precoce da doença aumenta as chances de cura para 90%, por isso o exame preventivo é tão importante. O exame deve ser realizado anualmente por todos os homens com idade a partir de 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família). São fatores de risco para desenvolver câncer de próstata: idade avançada (65 anos ou mais em cerca de 65% dos casos); histórico da doença na família; hábitos alimentares inadequados; sedentarismo e obesidade.

Projeto Alvorada

O Projeto Alvorada é uma parceria do IFG com a Diretoria Geral de Administração Penitenciária do Estado de Goiás e Defensoria Pública do Estado, para atendimento à população egressa na cidade de Goiânia. O projeto selecionou e capacitou 30 egressos do sistema prisional no curso de Formação Inicial e Continuada de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com carga horária de 500 horas. O curso encerrará no mês de dezembro com a certificação marcada para o dia 07 de dezembro de 2019.

Coordenação de Comunicação Social/IFG Câmpus Goiânia Oeste.