Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Equipe do Programa de Extensão Educação, Saúde e Direito à Cidade promove entrega de brinquedos e confraternização natalina com moradores da ocupação Solar Ville

Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 16h31 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2022, 17h50

Encontro contou com a participação do Papai Noel e presenteou 33 crianças e pré-adolescentes da comunidade

imagem sem descrição.

A equipe do Programa de Extensão Educação, Saúde e Direito à Cidade do Câmpus Goiânia Oeste do IFG promoveu na última terça-feira, dia 22 de dezembro, mais um encontro com a comunidade da ocupação urbana do Residencial Solar Ville, localizado na Região Mendanha da capital goiana. Como forma de encerrar o ano, os integrantes do programa organizaram um lanche coletivo e a entrega de brinquedos novos ou em ótimo estado de conservação que foram doados por servidores(as) e estudantes do Câmpus Goiânia Oeste. A arrecadação permitiu que cada uma das 33 crianças e pré-adolescentes da ocupação ganhassem ao menos um brinquedo brinquedo de acordo com sua faixa etária e outros foram destinados a brincadeiras coletivas.

“Para a entrega dos brinquedos contamos com a presença do artista popular e produtor cultural Alex Cunha que, representando o papai Noel, brincou com as crianças e levou a todos mensagens de esperança e reconhecimento da força do grupo que luta pelo direito à moradia. No Programa partimos da compreensão de que o brinquedo, mais do que uma mera mercadoria, possui grande importância na constituição da subjetividade da criança. Por meio da interação com o brinquedo e na realização de cada brincadeira, individual ou coletivamente, a criança cria condições de elaborar e reelaborar sentimentos, situações vividas e percepções sobre seu lugar no mundo. Contribuir de algum modo para o alargamento dessa experiência é parte dos objetivos do Programa. A tarde foi de partilha, alegria e aprendizados, além de elementos que contribuirão para o planejamento de nossas atividades em 2022”, ressaltou Janaína Cristina de Jesus, professora coordenadora do programa de extensão.  

O encontro foi organizado coletivamente entre membros da extensão e da comunidade e contou com o acompanhamento do parceiro do programa o Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno e do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direito (MTD). Ângela Cristina Ferreira, integrante do Comitê e do MTD destacou a importância da atividade que vai além de uma ação de solidariedade: “Nós do MTD e também do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno, ficamos extremamente agradecidos e emocionados com a atividade. Como dizia Freire, a confraternização foi realizada com muita dialogicidade, com muita amorosidade, com muita ternura, mas também com uma firmeza e um compromisso de lutar pelo direito à moradia e junto com ele todos os direitos correlatos, saúde, educação, assistência social entre outros. Nós ficamos agradecidos por essa ação de solidariedade, mas junto com essa ação de solidariedade vem todas as outras dimensões que para nós são fundamentais, no processo de organização, de empoderamento das comunidades, na luta pelos direitos. A solidariedade não é a caridade, não é o assistencialismo, a solidariedade é a partilha do melhor que temos. Ficamos muito felizes em ter um Papai Noel, em ter um alimento farto, e quando falamos em alimento estamos problematizando o direito à alimentação adequada e nutricional que essas famílias que estão passando por essa situação de vulnerabilidade não possuem, e aí por diante, o direito a ter um brinquedo, ao lazer. É uma atividade que parece ser apenas uma confraternização, mas que tem dimensões muito profundas e estruturantes da nossa luta e organização. Agradecemos essa parceria com o IFG e estamos juntos e juntas”.

Para Maria Regina Silva dos Santos, moradora da ocupação Solar Ville, apesar da forte chuva que caiu durante a confraternização, o momento foi de muita alegria e diversão: “Quero agradecer a todos vocês por essa tarde tão gostosa que tivemos, foi muito bom”. Natália da Guia Neves, também moradora da ocupação aproveitou a ocasião para agradecer a equipe do programa pelo trabalho que está sendo realizado junto à comunidade, “Só tenho a agradecer vocês todos que estão nos ajudando nessa luta que não é fácil, não sabemos o que seríamos sem vocês aqui nos apoiando, nos ajudando, nos alegrando, eu fico muito grata e quero desejar a todos vocês um Feliz Natal e um próspero Ano Novo cheio de bênção”.

Participaram da confraternização com a comunidade, o diretor do Câmpus Goiânia Oeste, professor Cleberson Pereira Arruda, o gerente administrativo, Adriam Marcos da Silva, a coordenadora do programa, Janaína Cristina de Jesus, os professores do Câmpus Goiânia Oeste, Constantino Isidoro Filho, Dayanna Pereira dos Santos, Mabel Pettersen Prudente, o professor do IFMT, Leandro Viana de Almeida, o motorista Jairo Torres de Morais, a estudante do curso Técnico em Nutrição e Dietética, Sarah Costa da Silva e e os alunos do curso superior de Licenciatura em Pedagogia Leonardo Dias e Valéria Mendonça.

"Essa experiência no Programa de Extensão realizado na Ocupação Solar Ville é de fundamental importância em nosso processo formativo, pois ela nos permite conhecer a realidade da comunidade em situação de vulnerabilidade social e que luta pelo direito à moradia, aos serviços de saúde, à educação, por uma unidade pública de Assistência Social próxima. Além disso, o programa nos permite também vivenciar na prática momentos de integração entre a comunidade e nós do IFG, principalmente porque a nossa formação não se restringe apenas as salas de aula. Para nós, graduandos em Pedagogia, essa oportunidade contribui com a nossa formação como educador social, pois abrange questões socioculturais e que influenciam na vida dessas pessoas, questões que vão além da educação formal", afirmou a discente Valéria Mendonça.

Sobre o Programa Educação, Saúde e Direito à Cidade

O Programa de Extensão Educação, Saúde e Direito à Cidade do Câmpus Goiânia Oeste foi aprovado pelo Edital 08/2021 da PROEX/IFG e também na Chamada Pública Simplificada 02/2021 do Câmpus Goiânia Oeste. O objetivo principal do programa é contribuir para a aproximação entre o Câmpus Goiânia Oeste e os movimentos populares e ou sociais, coletivos e associações das regiões Oeste, Noroeste e Mendanha da capital goiana que realizam atividades em defesa dos Direitos Humanos. O Programa de Extensão também possui como finalidade promover atividades de formação que articulem os eixos Educação e Saúde e fortalecer a luta que esses grupos realizam pelo Direito à Cidade. A equipe do programa de extensão é composta por 24 colaboradores, sendo três servidores técnicos administrativos, 12 docentes e oito alunos dos cursos técnicos e superior do Câmpus Goiânia Oeste do IFG. Integram a equipe também dois docentes de outros câmpus do IFG e um professor do IFMT.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste

 

Fim do conteúdo da página