Nota Pública

Publicado: Quarta, 22 de Dezembro de 2021, 17h20 | Última atualização em Quarta, 22 de Dezembro de 2021, 17h20

O Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) está em permanente defesa da vida e dos direitos humanos e repudia veementemente práticas que possam caracterizar assédio moral e sexual, discriminação, preconceito, racismo, incitação à violência, bullying, perseguição ou qualquer outra conduta que desrespeite as pessoas e seus direitos.

Os princípios norteadores do IFG estão dispostos no artigo 3º do Estatuto da Instituição e reforçam o compromisso com os direitos humanos, a justiça social, a equidade, a diversidade, a cidadania, a ética, a educação inclusiva, a liberdade de expressão e de manifestação e, também, com as representações dos coletivos identitários. As diretrizes institucionais, baseadas nos princípios norteadores, são os pilares que conduzem o desenvolvimento de todos os programas, projetos e ações no âmbito do IFG.

Diante do exposto e de recente notícia veiculada pela imprensa sobre situações de conflito entre estudantes do Câmpus Goiânia Oeste, informamos que estão sendo realizadas apurações administrativas conforme a legislação vigente.

A questão vem sendo acompanhada desde 2018, com a realização de diversas ações pelo Câmpus Goiânia Oeste, sempre no sentido de mitigar os conflitos, promover a conciliação e a resolução do caso. Somam-se a essas ações, os projetos institucionais de caráter contínuo que tratam da prevenção às práticas de assédio, de racismo, de discriminação, de preconceito, de bullying, entre outras. Conheça aqui parte das ações.

O IFG reafirma o seu compromisso com o respeito integral aos direitos de todos e contra qualquer prática que esteja em desacordo com esses direitos e com a legislação, para tanto, além de realizar ações e projetos, disponibiliza seus canais de denúncia para a comunidade. Nesses canais (Ouvidoria e/ou Comissão de Ética), as manifestações devem ser registradas para que possam ser apuradas pela Instituição.

Câmpus Goiânia Oeste

Goiânia, 22 de dezembro de 2021.